Home » Sem categoria » UFPA e UFRA criam programa de pós-graduação inédito na Região Norte

UFPA e UFRA criam programa de pós-graduação inédito na Região Norte

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciaram a criação de um novo programa de mestrado e doutorado acadêmico: o Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon), que já foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

ReproAmazon possui caráter inovador, pois se trata do primeiro PPG na área da Reprodução Animal na Região Norte do Brasil. Considerando-se os 84 PPGs existentes na área da Medicina Veterinária em todo o país, o programa é o segundo exclusivamente dentro do tema Reprodução Animal – sendo o outro o da Universidade de São Paulo (USP).

O coordenador do programa pela UFPA, o Professor Moysés Miranda, destaca que o ReproAmazon é um programa em associação entre duas instituições de ensino superior da região, envolvendo quatro diferentes Campi, sendo dois pela UFPA (Campus Belém e Campus Castanhal) e dois pela UFRA (Campus Belém e Campus Paragominas).  “Isso implica sobremaneira na maior abrangência regional do PPG, maximizando, desta forma, os recursos de pesquisa, além de possibilitar uma coesão entre os pesquisadores da área da reprodução no estado do Pará”.

As linhas de pesquisas do ReproAmazon são: “Biotecnologia da Reprodução” e “Fisiopatologia da Reprodução”. O corpo docente é formado por 16 docentes, sendo 8 da UFPA, 5 da UFRA, uma docente do Instituto Federal do Pará (IFPA) e dois docentes internacionais, sendo uma docente da Holanda e outro da University of Guelph, no Canadá. “Nosso programa nasce contemplando competências de duas IES tradicionais na região, o corpo docente já começa com 3 bolsistas de produtividade do CNPq e com inciativas de internacionalização. Sabemos que os desafios serão muito grandes, mas temos confiança na qualidade dos professores envolvidos”, enfatiza o professor Moysés Miranda.

Em função de sua natureza associada, as aulas do ReproAmazon serão ministradas no Instituo da Saúde e Produção Animal (ISPA) da UFRA em Belém e no Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, localizado em Castanhal e, garantido o seu perfeito funcionamento, o ReproAmazon será coordenado localmente na UFRA pelos professores Rinaldo B. Viana e Bruno Moura Monteiro e localmente na UFPA pelos professores Moysés dos Santos Miranda e Sheyla Farahyldes Souza Domingues. “Importante salientar que se trata de um curso em associação ampla e não uma parceria, ou seja, o ReproAmazon passa a existir oficialmente dentro das duas IES, que unem forças e trabalharão localmente e ao mesmo tempo em conjunto para garantir o perfeito funcionamento do PPG”, explica o coordenador do Programa em Castanhal.

Para o Professor Rinaldo Viana, vice-coordenador geral do programa e coordenador local pela UFRA, a aprovação do PPG ReproAmazon pela CAPES, representa um marco histórico na região ao congregar todas as iniciativas de pesquisa da região amazônica na área da Reprodução Animal, área que vem se destacando há mais 30 anos e que, coincidentemente, teve sua gênese na própria UFRA (à época da FCAP), se expandiu para grupos de pesquisa na UFPA, assim como outras IES da região.

A Professora do Instituto de Medicina Veterinária de Castanhal, Sheyla Domingues, que é vice-coordenadora do ReproAmazon pela UFPA, também fala sobre a importância do Programa. “Acreditamos que este programa irá contribuir ainda mais com o aumento da qualificação pessoal  em nível de pós-graduação de egressos das duas IES envolvidas, promoverá o avanço do conhecimento científico na área de reprodução animal na região e, mediante o uso da abordagem científica de problemas, serão propostas soluções e inovações que irão ao encontro dos anseios da sociedade, principalmente no que diz respeito aos grandes desafios contemporâneos do bioma amazônico, como, por exemplo, a exploração pecuária sustentável alinhada com a conservação dos recursos animais da floresta”.

No último dia 11, a coordenação do ReproAmazon se reuniu com a Pró-reitora de Pesquisa da UFPA, Profa. Maria Iracilda da Cunha Sampaio e o diretor de programas estratégicos da Propesp/UFPA, Prof. Adriano Penha furtado que celebraram a aprovação do ReproAmazon, manifestaram total apoio ao programa e destacando o fato de o programa já ter sido aprovado pela CAPES em nível de mestrado e doutorado. No dia 17, a coordenação do ReproAmazon foi recebida pelo Coordenador do Campus de Castanhal, Prof. Bruno Lyra e pelo diretor do IMV da UFPA, Prof. Leônidas Olegário de Carvalho que também manifestaram a alegria e o apoio institucional ao ReproAmazon, destacando que se trata do quinto programa de pós do Campus de Castanhal e o terceiro do Instituto de Medicina Veterinária.

Da mesma forma, em reunião com o Reitor da UFRA, Professor Marcel Botelho, com o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED), Professor Cândido de Oliveira Neto e o com o Diretor do ISPA, Professor Raimundo Nelson da Silva, foi manifestada a alegria pela aprovação do programa, o apoio institucional e importância da inciativa associada das duas IES. Como destacado pelo Reitor, Professor Marcel Botelho, “Esse programa resgata dois importantes marcos referenciais da UFRA: sua excelência na pesquisa sobre reprodução animal e seu poder de articulação interinstitucional – este último indispensável para a nossa região, que é carente de doutores”, declarou.

A previsão é que o primeiro edital de seleção do programa seja lançado até junho de 2019, com início das turmas em agosto. Poderão se inscrever médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, biotecnólogos, entre outros profissionais. “Queremos bons profissionais, com boas cabeças e com boas ideias, isso é o mais importante”, finaliza o professor Moysés Miranda.

Texto: Divulgação UFRA, com informações da Ascom UFPA Castanhal