Home » Sem categoria » Pró-Reitoria de Extensão da UFPA visita Núcleo de São Caetano de Odivelas

Pró-Reitoria de Extensão da UFPA visita Núcleo de São Caetano de Odivelas

O Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas Prof. Mário Chagas Fernandes (NUSC), vinculado à Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal, promoveu,  no dia 22 de março, a primeira reunião de trabalho entre a comunidade odivelense e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com a finalidade de levantar demandas e apresentar proposições de atuação conjunta entre Universidade e comunidade para o desenvolvimento socioeconômico e cultural loco-regionais.

Estiveram à frente da reunião os professores Dr. José Guilherme Fernandes, coordenador acadêmico do NUSC e o Dr. Carlos Maciel, responsável, na PROEX, por relações interinstitucionais, além de representante, na ocasião, do Pró-Reitor de Extensão Prof. Dr. Nelson Júnior.

O momento possibilitou o conhecimento in loco de demandas advindas do público prioritário atendido pelo Núcleo: coletivos comunitários, administração pública municipal e discentes da UFPA.

Os grupos de bois de máscaras, manifestação popular típica de São Caetano, reivindicaram a continuidade das ações já realizadas pelo NUSC, a partir do I Seminário de Cultura Popular dos Bois de máscaras, realizado em novembro de 2018, e promovido pelo Núcleo, quando foi apresentada a Carta de Odivelas, com propostas de otimização da manifestação e de apoio das instâncias públicas. Ivan Farias, representante do Boi Vaca Velha, solicitou um curso de capacitação dos grupos para captação de recursos, o que foi prontamente agendado pela coordenação do NUSC.

Da parte da administração pública estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Sr. Ricardo Rodrigues, e o secretário de Planejamento, Sr. Lauro Barros, que solicitou oferta de cursos para o apoio à administração municipal, sendo garantido um estudo sobre a viabilidade da oferta.

No tocante à questão ambiental, o NUSC participa da organização do Conselho Municipal de Meio Ambiente, mediante o pesquisador Fernando Monteiro, participante do grupo de pesquisas Kula (Culturas e Ambientes), vinculado ao Núcleo, grupo este que se propõe a realizar pesquisa-ação colaborativa, a partir de problemas da realidade local. Monteiro, que também é técnico ambiental, está responsável pela organização do Conselho, primeiro passo para que sejam estabelecidas políticas públicas e captação de recursos para a área ambiental no município.

Os estudantes da primeira turma regular a ser ofertada pelo NUSC, o curso de Letras, a partir de julho de 2019, estiveram presentes e chamaram a atenção para a necessidade de ações extensionistas em sua grade curricular, o que foi corroborado pelo Prof. Carlos Maciel, que confirmou a obrigatoriedade de atividades dessa natureza na carga horária de formação dos graduandos. Para Rondinell Palha, estudante da turma e responsável pelo Boi Faceiro, “a necessidade de aproximação entre universidade e sociedade, já na formação graduada, pode proporcionar um curso mais atento às necessidades do município”.

Para o Professor José Guilherme Fernandes, “a reunião foi a oportunidade, já tão esperada, de se afirmar a missão da UFPA, que é produzir e socializar o conhecimento para a transformação da sociedade de forma inclusiva e sustentável”.

O diálogo iniciado na reunião gerou outros frutos, como um seminário de planejamento participativo do NUSC, agendado para a primeira quinzena de maio, quando serão avaliadas as atividades até então desenvolvidas e serão propostas as ações para o restante do ano, de forma integrada e colaborativa, entre poder público, universidade e sociedade.

Texto e fotos: Divulgação