Home » Sem categoria » COLINS realiza palestra de combate ao racismo na educação superior

COLINS realiza palestra de combate ao racismo na educação superior

O Colaboratório de Interculturalidades, Inclusão de Saberes e Inovação Social (COLINS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus de Castanhal, sob a coordenação do Prof. Dr. José Guilherme Fernandes, realizou, no dia 21/03/2019, palestra em atenção ao Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na palestra, o professor Fernandes apresentou as razões históricas para a existência e persistência da discriminação racial, o que está vinculado aos processos de colonialismo e de hegemonia cultural eurocêntrica, dos quais o Brasil ainda sofre consequências, em particular pela colonização de saberes na educação superior, por isso o título da palestra: “Inclusão de Atores e de Saberes na Educação Superior”.

Na segunda parte da conferência, o professor atentou para a necessidade não apenas da inclusão de pessoas de povos e comunidades diversas na universidade, mas junto com estes deverá haver a inclusão de saberes, para a efetiva realização da “hegemonia das diferenças”.

A palestra teve a participação de discentes de graduação e pós-graduação, que puderam conhecer uma proposta de inclusão de saberes pautada em Ciclos Bioantropológicos e Temporalidades, Educação dos Sentidos, Pesquisa-ação Colaborativa e Integração de Saberes e Ciências.

COLINS – o Colaboratório é um projeto de pesquisa, vinculado ao PPGEAA, mas que, para além da estrita pesquisa acadêmica, se propõe a realizar a pesquisa-ação colaborativa, com o objetivo de desenvolver reflexões e ações acerca da diversidade de valores e práticas culturais na Amazônia, promovendo-se a inclusão de atores e saberes de grupos sociais em contato, implementando-se o desenvolvimento local através de ações e produtos colaborativos, com vistas ao Bom Viver. O COLINS é participante da Red Interuniversitaria Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina (RED ESIAL), da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), de Buenos Aires (Argentina), rede vinculada à Cátedra UNESCO de Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina”, da UNTREF, responsável pela implementação do evento na América Latina, em conformidade com a Iniciativa para La Erradicación del Racismo en la Educación Superior (UNESCO).

Texto e fotos: Divulgação PPGEAA