Home » Sem categoria » UFPA disponibiliza processo de Mobilidade Acadêmica para Indígenas e Quilombolas

O processo de Mobilidade Acadêmica Afirmativa (Mobaf) consiste em um sistema de mobilidade interna que possibilita aos alunos indígenas e quilombolas, aprovados em processos seletivos especiais da UFPA em anos anteriores, a troca de curso na Universidade. O processo é semelhante à Mobilidade Acadêmica Interna (MOBIN), que oferta vagas que estão ociosas na Instituição.

As inscrições para a seleção do Mobaf ocorrem de 23 de abril até 6 de maio. São 242 vagas em 75 cursos ofertados. Para parte das vagas, o ingresso é já no dia 21 de agosto deste ano, mas a maioria dos aprovados no certame deve começar a estudar apenas em março de 2020, com as novas turmas de calouros.

As condições para a realização do MOBAF diferem um pouco daquelas aplicadas ao MOBIN (realizado por alunos provenientes do PS). Para que um aluno participe do MOBIN, é necessário que ele tenha concluído o mínimo de 25% do curso ou um ano completo, e o máximo de 75%. Já no MOBAF, é exigido apenas que o aluno esteja matriculado na Instituição e não tenha completado mais de 75% do curso.

A seleção se dará através de uma prova de redação, que será aplicada no dia 02 de junho de 2019, com início às 14h e término às 18h, nas seguintes localidades do estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá, Castanhal e Soure.

Não haverá a necessidade de aferir a identidade cultural do candidato, uma vez que esta aferição já foi realizada ao ingressar na UFPA através do PSE. Atualmente, são disponibilizadas duas vagas por curso para o PSE.

Todas as inscrições são gratuitas e feitas on-line no site de Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa, esses processos seletivos “são ações para incentivar a entrada, a participação e a permanência de estudantes indígenas, quilombolas e integrantes de populações tradicionais na Universidade, o que torna mais plural a própria UFPA.”

Serviço:

Mobaf 2019
Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas da UFPA
152 vagas em 75 cursos
Inscrições de 23/04 a 06/05
Informações e inscrições no site do CEPS.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA – Campus de Belém
Foto: Reprodução UFPA