Home » PPGEAA » PPGEAA inicia atividades no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus de Castanhal (UFPA), iniciou as atividades acadêmicas e científicas no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD Amazônia), após ser contemplado no Edital 21/2018 com o Projeto de Pesquisa “Indicadores Antrópicos: fatores socioambientais e patrimoniais na tradução de índices de antropização em povos e comunidades amazônidas”, coordenado pelo Prof. Dr. José Guilherme Fernandes, vice-coordenador do PPGEAA.

O projeto tem por objetivo a produção de índices da presença e transformação humanas em territórios e ambientes, que considerem práticas e valores autóctones de povos e comunidades amazônicas na compreensão de sustentabilidade e de bom viver/bem-estar da população regional, em vista de contatos culturais e possíveis impactos socioambientais.

O Procad – É um Programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a finalidade de promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, por meio de projetos conjuntos de pesquisa de média duração, além de intensificar o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação. Nesta edição do Procad, voltada especificamente para a Amazônia, o PPGEAA estabeleceu parceria com os Programas de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA), sendo o Programa de Castanhal o proponente e coordenador geral da proposta.

Atividades na UFSC – no período de 24 a 26/04/2019, os Programas envolvidos reuniram-se na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, a fim de planejarem as atividades para o quadriênio de 2019-22, período de duração do Projeto, além de organizarem mesa redonda voltada à comunidade acadêmica local. Os professores José Guilherme Fernandes e Marcos Cesar Seruffo, do PPGEAA e a Professora Jocilene Cruz, representante do PPGICH, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foram recepcionados pela Profa. Marie-Hélène Torres, coordenadora do Procad pela UFSC, que juntamente com as Professoras Dirce Amarante, Andréia Guerini, Gilles Abes, Andréa Cesco, Evelyn Zea e Karine Simoni encaminharam as atividades naquela universidade. Primeiramente, houve o encontro com a Vice-Reitora da UFSC, Profa. Dra. Alacoque Erdmann, que orientou os participantes do Projeto acerca de possíveis ações de pesquisa e também disponibilizou a estrutura da UFSC para o bom desenvolvimento das atividades. Em um segundo momento, houve reunião de planejamento das ações para o quadriênio, quando as equipes das IES sugeriram e definiram as missões de pesquisa, docência e estudos a ocorrerem nas universidades envolvidas, com os recursos de custeio do Procad. Por fim, realizou-se mesa-redonda com a participação das coordenações geral e locais do Projeto Indicadores Antrópicos.

A importância dessa parceria é que Programas de Pós-Graduação mais jovens, como o PPGEAA e o PPGICH, nota 3 na avaliação Capes, poderão ser auxiliados e orientados por um Programa mais consolidado, como o PGET, nota 6 na avaliação Capes, de forma a estimular o aumento de nota dos primeiros e assim estarem aptos a instalarem cursos de doutorado. Além disso, iniciativas dessa monta proporcionam redes de cooperação que favorecem o desenvolvimento de projetos de pesquisa e estimulam a mobilidade docente e discente.

Texto e foto: Divulgação PPGEAA