Home » Inclusão » Seminário na UFPA/Castanhal vai discutir metodologias para educação étnico-racial

O Projeto Ludicidade Africana e Afro-brasileira (LAAB), o Grupo de Estudos Sociedade, Cultura e Educação (GESCED) e o Programa de Extensão Universidade no Quilombo do Campus de Castanhal (UFPA), promovem um dia de debate sobre estratégias para a consolidação de uma educação antirracista.

O Seminário  “Pesquisas e metodologias para educação étnico-racial e superação do racismo estrutural” ocorrerá no dia  13 de maio de 2019, no Auditório do GETI, Campus de Castanhal, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h. A programação será composta por mesas-redondas, lançamento de livros, coquetel e apresentação cultural.

O evento objetiva debater e apresentar resultados de pesquisas e ações realizadas pelo projeto LAAB, pelo Gesced e pelo Programa Universidade no Quilombo – que neste dia completa 13 anos de ações –, bem como enfatizar a luta e o protagonismo do movimento negro nas conquistas e na manutenção de direitos sociais.

O evento marcará, ainda, o lançamento de dois livros voltados à temática étnico-racial:

O e-book “Mancalas e Tabuleiros Africanos: Contribuições Metodológicas para Educação Intercultural” da professora Dra. Débora Alfaia da Cunha. O E-book tem como objetivo favorecer a produção de materiais didáticos lúdicos para a educação das Relações Étnico-Raciais, em conformidade com as 10.639/03 e 11.645/08.

O livro “Temas de Sociedade, Cultura e Educação na Amazônia Brasileira do Século XXI”, organizado pelo professor Dr. Assunção José Pureza Amaral Coordenador do Gesced e do Programa Universidade do Quilombo, que formam o Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB) da UFPA Castanhal. Esse será o terceiro livro do Programa e tem como objetivo socializar experiências socioeducacionais de ensino, pesquisas e eventos de extensão.

As inscrições podem ser feitas no dia e local do evento.

Para conferir a programação, clique aqui.

Texto: Divulgação