Home » Sem categoria » Diretório Central dos Estudantes peticiona na Defensoria Pública da União contra os cortes no orçamento da UFPA

Nesta quinta, 09 de maio, o Diretório Central dos Estudantes  da Universidade Federal do Pará (DCE/UFPA), gestão “Por Todos os Cantos”, em reunião com a Divisão Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União no Estado no Pará – DPU/PA, representada pelo Dr. Wagner Wille, Defensor Público Federal de Direitos Humanos, entrou com um processo de Assistência Jurídica a fim de ajuizar uma Ação Civil Pública para reverter o bloqueio de 30% nas verbas de custeio da UFPA, tendo o compromisso da DPU de ajuizar a presente Ação o mais breve possível.

Entenda o caso – No último dia 30, o Ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou o corte de 30% das verbas das Universidades Federais com a justificativa de que as universidades promoviam “balbúrdias” ao invés de procurar melhorar o desempenho acadêmico, desrespeitando toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

A UFPA está entre as melhores universidades do Brasil e detém o título de melhor universidade da Amazônia e da região Norte do país, com o reconhecimento nacional e internacional por suas pesquisas e produções acadêmicas e científicas.

O DCE UFPA tem o compromisso de atuar pelas instituições democráticas e utilizar de todos os meios possíveis para barrar esse ataque às Universidades Públicas.

Agenda – No dia 15 de maio, a partir das 8h, o DCE estará nas praças e as ruas em defesa da Educação Pública, Gratuita, Diversa, Plural, Interiorizada e de Qualidade. Em Castanhal, estudantes e servidores estarão na Praça da Matriz de São José, expondo o andamento e alguns resultados de diversas pesquisas realizadas pela UFPA na Cidade Modelo.

Texto: Gregório Neto