Home » Sem categoria » Inscrições abertas para o II Seminário do Mestrado Profissional em Matemática da UFPA/Castanhal

No dia 02 de outubro, a partir de 14 horas, dentro da programação do III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX), será realizado o II Seminário de Matemática do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) da UFPA/Castanhal.

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado na área de Matemática, com oferta nacional, formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Programa, que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), emerge como resultado de uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM. A Universidade Federal do Pará, atualmente, abre, por ano, quatro turmas de mestrado do PROFMAT, uma em cada um dos campi de Abaetetuba, Belém, Bragança e Castanhal. A partir da turma de 2020, por exigência da CAPES, o público-alvo desse mestrado passa a ser formado exclusivamente pelos professores de matemática que atuam nos níveis fundamental e médio em escolas públicas.

Na sua segunda edição, o Seminário de Matemática do PROFMAT/UFPA/Castanhal tem como objetivo difundir as temáticas de pesquisa por meio da socialização do conhecimento na área do evento, bem como divulgar as ações desenvolvidas no âmbito do programa de pós-graduação. A programação constitui-se em um espaço de debates em que professores de Matemática em exercício na Educação Básica que procurem informações sobre o Mestrado Profissional em Matemática e que desejem o aprimoramento da formação profissional com aprofundamento do conteúdo matemático relevante para a docência, e discentes de graduação e pós-graduação com ênfase em matemática, compartilhem informações e socializem conhecimentos acerca do Programa e da necessária formação continuada articulada ao processo de profissionalização.

O seminário será realizado no auditório do GETI do campus da UFPA em Castanhal, e direciona-se público de docentes da educação básica, graduandos em Matemática e pós-graduandos com interesse na área da Matemática. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 01 de outubro de 2019 no endereço: http://gg.gg/seminario-profmat-castanhal.

Programação: 02 de outubro

14h às 15h – Palestra: O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional: possibilidade de formação continuada e profissionalização.
Prof. Dr. Arthur da Costa Almeida – Coordenador do PROFMAT em Castanhal
15h – Debate
15h30 – Mesa Redonda: A produção do conhecimento nas dissertações em Matemática do PROFMAT

Discentes do programa