Home » Sem categoria » Projeto da Faculdade de Computação seleciona voluntários para iniciação científica

Participar de um projeto que estimule a iniciação científica é algo que pode contribuir na preparação do aluno de graduação que deseje percorrer o caminho da pesquisa.

Pensando nesses requisitos, o Projeto de Pesquisa “Utilização das técnicas de Machine Learning para estimar parâmetros físico-químicos em reservatórios de agua”, coordenado pelas professoras Hieda Adriana Silva e Yomara Pires, da Faculdade de Computação (UFPA/Castanhal) está com seleção abertas para voluntários que deverão atuar no período de outubro de 2019 a julho de 2020.

Requisitos para a seleção – Os alunos interessados precisam estar matriculados entre o 4º e o 7º semestre da graduação do curso de Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação; não possuir pendências acadêmicas relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em eventos, projetos ou programas; não ter CRG inferior a cinco; dispor de 20 horas semanais (8 às 12h ou 14 às 18h) para dedicação ao projeto; ter disponibilidade para realizar as atividades referentes ao plano de trabalho.

Atividades do voluntário – Os alunos selecionados como voluntários irão atuar em diversas atividades. Algumas delas são: Investigar parâmetros físico-químicos em reservatórios de água da região amazônica; Contribuir com pesquisas já realizadas nos reservatórios da região amazônica, propondo analisar novos parâmetros ainda não investigados em pesquisas anteriores; Ampliar o estudo para outros reservatórios, objetivando um estudo em âmbito internacional; Pesquisar sobre refletância nas imagens de satélite; Pré-processamento de imagens de satélite.

Seleção – Para participar da seleção, os interessados devem fazer login no Sistema SIGAA (até o dia 30/09) e indicar interesse no Projeto PRO3405-2019. Em seguida, devem preencher o formulário disponível aqui, anexando histórico escolar e informando a motivação para participar do projeto. Após a análise dos dados enviados, os selecionados serão convocados para a fase de entrevista, que será realizada no dia 03 de outubro.

Para mais informações sobre o Projeto de Pesquisa “Utilização das técnicas de Machine Learning para estimar parâmetros físico-químicos em reservatórios de água” e sobre a seleção para voluntários, acesse o Edital.