Home » Sem categoria » Semana Acadêmica destaca produção científica do Campus de Castanhal

Semana Acadêmica destaca produção científica do Campus de Castanhal

Nesta segunda, 1º de outubro, foi aberta a I Semana Acadêmica do Campus da UFPA em Castanhal, evento que se estende até o dia 04 de outubro e que pretende aproximar a Universidade da sociedade, por meio da socialização de trabalhos em diversas áreas, proporcionando a interdisciplinaridade do conhecimento que é produzido no Campus.

O magnífico reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho, participou da mesa de abertura do evento e, em seu discurso, evidenciou a evolução da pós-graduação nos campi da UFPA no interior.

“Eu lembro que, em 2009, eu assumi a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Naquela ocasião, havia 5 cursos de mestrado e doutorado nos campi do interior, sendo que 3 deles estavam em Castanhal. Hoje, nós temos mais de 20 cursos de mestrado e doutorado no interior. Todos os campi fazem pesquisa e quase todos têm pós-graduação.”

Atualmente, o Campus de Castanhal possui 5 programas de pós-graduação e 8 cursos de graduação, todos com vasta produção científica, a qual está sendo apresentada durante a Semana Acadêmica em formato de comunicação oral ou pôster e, ainda, por meio dos debates propostos nas mesas-redondas e nas palestras do evento, que congrega as ações do III Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão – SIEPEX; do I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Matemática – PROFMAT; do I Encontro Municipal das/os Estudantes de Pedagogia – EMEPe e do II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA, que compreende a XX Jornada de Extensão da UFPA, o XXX Seminário de Iniciação Científica da UFPA – SEMINIC e o Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC/2019) da UFPA.

O primeiro dia da Semana Acadêmica também foi brindado com o espetáculo “Filhos do Boto”, apresentado pelo corpo de dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A performance foi premiada em 2017 no concurso de arte e cultura promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

Neste segundo dia de evento, 02, pela manhã, os participantes prestigiaram as apresentações de pôsteres do SIEPEX e do SEPEDUC, no Ginásio de Esportes. Durante a tarde, acontecem diversas comunicações orais do SIEPEX em salas de aula do prédio central, além da abertura do I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Matemática – PROFMAT no auditório do GETI e mesa-redonda (Auditório Central) e apresentações de pôsteres (salas de aula) do EMEPe. Confira a programação completa aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Equipe de Comunicação da Semana Acadêmica