Home » Sem categoria » Campus de Castanhal recepciona calouros aprovados no PS 2020

Campus de Castanhal recepciona calouros aprovados no PS 2020

O sonho de centenas de estudantes aprovados no Processo Seletivo 2020 da UFPA para os cursos do Campus de Castanhal começou nesta terça, 03 de março, com a Recepção aos Calouros, organizada pela Coordenadoria Acadêmica.

Docentes do Campus deram as boas-vindas aos novos alunos, como o professor Bruno Lyra, coordenador da UFPA/Castanhal que falou sobre respeito nas relações interpessoais.

“Quando a gente entra na universidade e passa a ter contato com a diversidade, com formas diferentes de pensar e, acima de tudo, percebe a importância do respeito e da humanidade nesse processo, a nossa visão de mundo, que era relativamente limitada, começa a se expandir e essa expansão é algo que não acaba, mas que acompanha a gente por toda a vida”.

O professor Leônidas Olegário, diretor do Instituto de Medicina Veterinária, também falou durante a cerimônia de acolhimento aos calouros. Ele destacou informações da V pesquisa sobre o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes das universidades federais publicada em 2019 pela Associação dos Dirigentes das Instituições Federais (ANDIFES) com dados coletados no ano de 2018.

“A pesquisa divulgada no ano passado mostrou que 85% dos estudantes da UFPA são de baixa renda. É importante nós publicizarmos esse número, pois ele mostra o quanto a universidade pública é importante na vida daqueles que mais precisam. Um curso de Medicina Veterinária em uma instituição particular pode custar entre 4 e 5 mil reais por mês. Portanto, ter esse curso ofertado gratuitamente e com tanta qualidade, como temos na UFPA, é algo muito valioso”, concluiu.

Quem tinha a ciência do valor de um curso gratuito era dona Maria Cleonice Braga, moradora de uma comunidade em Nova Esperança do Piriá, município localizado no nordeste paraense, que fica há mais de 200km de Castanhal. Ela comemorou, com muita emoção, a aprovação de sua filha, Cristina Braga, no curso de Medicina Veterinária.

“É uma vitória muito grande, pois eu sabia das dificuldades que a minha filha enfrentava. Eu sou muito grata por ver minha filha realizando esse sonho. Lá na nossa comunidade, ela foi a única aprovada para Medicina Veterinária”.

Cristina Braga também expressou o sentimento de estar na maior Universidade do norte do país.

“Desde criança eu sempre quis ser Médica Veterinária, mesmo sendo de um lugar tão humilde, e meu sonho era estar na UFPA, que é a melhor do Norte. Então, essa conquista é muito importante para mim.”

Quem também estava realizando um sonho de infância era a caloura Lídia Assis, aprovada para o curso de Letras Língua Portuguesa. Ela falou sobre os desafios que enfrentou.

“Dois mil e dezenove foi um ano complicado, foi um ano de muita luta, de muita dedicação. Para algumas pessoas, pode parecer fácil de conseguir uma vaga no curso de Letras, mas não é. Eu tive que estudar, eu tive que lutar como qualquer outro estudante lutou.”

E depois de tanta luta e esforço, é importante que os novos alunos estejam preparados para enfrentar os desafios que estão por vir, por isso, a recepção aos calouros contou com diversas comunicações, que trouxeram informações sobre serviços, como aqueles ofertados pela Biblioteca, que além de atuar no empréstimo de livros, oferece orientações para a normalização de trabalhos acadêmicos. Os calouros também foram orientados sobre o auxílio permanência, que concede bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e sobre outras formas de assistência estudantil disponíveis na universidade.

A programação de acolhimento segue nos dias 04, 05 e 06, com diversas atividades desenvolvidas pelas faculdades. Para se informar, o estudante deve procurar o secretário do seu curso, no Prédio Administrativo. Os alunos de Medicina Veterinária devem comparecer ao Instituto (local onde funciona o curso) nesta quinta (05), às 9h, para participar da programação. O Instituto de Medicina Veterinária fica localizado na BR 316, km 61, Cristo Redentor (fundos do IFPA). Calouros de Educação Física podem conferir a programação dos próximos dias, clicando aqui.

Outra informação importante é que os calouros podem participar de um trote solidário, organizado pelos Centros Acadêmicos, doando 1kg de alimento não perecível até o dia 06/03, que será doado a famílias carentes do bairro Jaderlândia. Para mais informações, clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Paula Lopes e Rosanne de Sousa