No dia 21 de maio de 2020, foi veiculada a reportagem “Cuidados com os pets em tempo de pandemia”, pela emissora SBT Pará, sobre a ação de orientação à população, por telefone, da relação dos animais e o novo coronavírus, iniciativa desenvolvida pelo Instituto de Medicina Veterinária (IMV) da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Castanhal, por meio dos Programas de Residência em Medicina Veterinária e do Hospital Veterinário (HV). Acerca da veiculação da reportagem, esclarecemos:
- A reportagem foi demandada espontaneamente pelo referido veículo em contato com a Direção do IMV, ocasião em foi solicitada a gravação caseira de depoimentos do diretor do Instituto e de uma médica veterinária residente no HV que atua na ação.
- Os vídeos foram produzidos caseiramente e enviados para a equipe da reportagem, conforme solicitado. Após este contato, não tivemos conhecimento prévio da versão editada da reportagem que foi ao ar.
- Somente no momento da assistência da reportagem já veiculada, tomamos conhecimento do uso de imagens de acervo, por parte da emissora, relativas a ações desenvolvidas por outras instituições, como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Belém, o Hospital Veterinário e o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), entre outras. Dessa forma, a reportagem trata da ação da UFPA mostrando, de maneira equivocada, imagens de outras ações que não têm relação com o teor das falas apresentadas.
- Diante do exposto, a direção do IMV já solicitou à equipe responsável pela reportagem que sejam feitas as devidas retificações pela emissora à população.
- Por fim, esclarecemos que o objetivo da divulgação era prestar informações de um serviço de interesse público oferecido à população, no contexto da pandemia do novo coronavírus. Assim, lamenta-se os sentidos adversos e quaisquer inconvenientes causados pela veiculação indevida das imagens de acervo relacionadas a outras ações e instituições.
Castanhal, 23 de maio de 2020.
PROF. DR. LEÔNIDAS OLEGÁRIO DE CARVALHO
Direção do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA