O Núcleo de Acessibilidade (NAcess) da UFPA em Castanhal acaba de lançar mais uma cartilha que compõe a série de produtos que vêm sendo produzidos durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. Dentro os materiais que já foram divulgados, estão dois vídeos em Libras, com orientações sobre o período de isolamento e uma cartilha voltada para o público infantil em geral.
O objetivo da segunda cartilha é oferecer, para pais e cuidadores de crianças de 0 a 4 anos, com ou sem deficiência, dicas de atividades lúdicas multissensoriais.
“Sabemos que a pandemia de 2020, com fechamento das creches e dos consultórios clínicos, trouxe o desafio aos pais e cuidadores de assumirem, ainda mais, o protagonismo na educação de suas crianças, com e sem deficiência. As políticas de isolamento social diminuíram as opções de espaço de atividades para as crianças, mantendo-as mais em casa. O risco dessa situação é limitar o cotidiano da criança a televisão, ao celular ou tablet. Por mais lúdicos que esses instrumentos possam ser, esses limitam a interação corporal e motora da criança, tão importante para o seu desenvolvimento global. Tal situação é mais preocupante quando pensamos nas crianças com deficiência, em que, na ausência do serviço de fisioterapia presencial, cabe aos cuidadores, claro que com auxílio e, se possível, com supervisão a distância do profissional que já atende a criança, realizar atividades de estimulação”, explica a professora Yomara Pires, coordenadora do LAcess.
E é justamente nesse momento que surgem dúvidas sobre o que fazer em casa na ausência de materiais manipulativos especializados e se é possível utilizar objetos da casa na função de materiais lúdicos. A segunda cartilha produzida pelo NAcess vem justamente responder a essas dúvidas por meio de dicas simples e fáceis de serem implementadas. Confira todas essas dicas e divirta-se com as crianças, aqui.
Texto: Campus Castanhal / UFPA