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Projeto Laab da Faculdade de Pedagogia lança novo e-book

No dia 30 de junho, a professora Débora Alfaia da Cunha lançou seu E-book “Corporeidade e educação na roda de capoeira angola: reflexões sobre a pedagogia de Mestre Bezerra no final da década de 1990”. A publicação foi disponibilizada no site:  https://laab.pro.br/ e o lançamento ocorreu no facebook, no endereço: https://www.facebook.com/projetolaab/ .

O E-book socializa, em grande parte, a pesquisa originalmente apresentada como monografia para a obtenção do título de especialista em Corporeidade, Esporte e Educação, sob a orientação da Profª Msc. Maria Neusa Monteiro, do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará, em 1998. Agora, o texto foi ampliado, revisado e atualizado para a publicação digital de 2020.

O objetivo da publicação digital de uma pesquisa de duas décadas atrás é evidenciar a atualidade dos valores educativos que emanam da roda de capoeira; bem como fazer um tributo aos velhos mestres, como guardiões da memória e produtores culturais relevantes, além de se destacar a urgência de políticas de valorização desses mestres negros, do reconhecimento de seu papel e importância cultural.

Em um momento em que manifestações contra o preconceito ganham as ruas, é importante lembrar que as estratégias de superação do racismo estrutural, no Brasil e no mundo, passam pela instauração de uma nova episteme, que valorize a diversidade de saberes e práticas, o que implica reconhecer seus produtores, mulheres e homens negros, em especial as velhas e velhos negros. É preciso que suas produções culturais sejam visibilizadas, respeitadas e valorizadas, inclusive economicamente, gerando renda e dignidade.

Além disso, com as possibilidades do ensino de capoeira na disciplina de Educação Física, colocadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017, dentro da unidade temática “Lutas”, do 3º ao 5º ano, tendo por objetos de conhecimentos as “lutas de matriz indígena e africana” e do 6º ao 7º ano com “lutas do Brasil” (BRASIL, 2017), urge debater como a capoeira será inserida no currículo escolar. Além da BNCC, outras legislações, nacionais, estaduais e municipais, criaram a possibilidade e o amparo legal de transformação da capoeira em componente curricular, a exemplo da Lei 10.639/03, atualizada pela Lei 11.645/08, que cobra a inclusão de atividades de valorização da cultura afro-brasileira na escola.

Várias questões emanam dessa discussão: como garantir que essa inserção escolar afirme os valores da capoeiragem, o que implica também o protagonismo dos capoeiristas e, no mesmo sentido, dos velhos mestres. Não se pode falar de inclusão de uma modalidade de luta, sem seus lutadores estarem imersos neste projeto sob pena de diminuir a modalidade e terminar por realizar uma inclusão escolar quase que “folclórica da capoeira”.

Nesse sentido, a capoeira na escola não deve ser inserida apenas como um conjunto de movimentos de uma luta corporal. Seus fundamentos, princípios e valores devem estar no chão da escola, o que implica aprender como ensiná-la com os mestres que sempre estiveram comprometidos com a “roda de capoeira”. Evidenciar alguns desses princípios pedagógicos da capoeiragem é o objetivo e-book, ao apresentar a prática educativa de Mestre Bezerra.

E a última razão para esta edição digital é ser um alerta que a capoeira não precisa ser “didatizada” para entrar na escola. Essa modalidade já possui sua própria pedagogia, construída na tradição e na relação dos velhos e novos mestres. É preciso respeitar essa estrutura e ancestralidade, o que impõe o desafio de inserção desses sujeitos, em especial os velhos mestres, não apenas como “convidados que se apresentam na festa da escola”, mas como profissionais relevantes e, por isso, também contratados para participar dessa implementação, pois renda importa e garante a sobrevivência e o reconhecimento econômico da atividade.

Com a finalidade de atualizar e ampliar a discussão realizada pela pesquisa de campo incluiu-se, na versão digital de 2020, a análise sobre a corporeidade negra, compreendida no quadro da colonialidade e do necropoder, a cronologia da vida de Mestre Bezerra, destacando o seu percurso na capoeiragem e um quadro explicativo sobre os valores afro-civilizatórios presentes na roda de capoeira. O quadro objetiva demonstrar que, além da corporeidade, a capoeira agrega outros valores afro-civilizatórios e que, por isso, se caracteriza como uma prática integradora e articulada à valorização da ancestralidade negra.

Texto: Divulgação
Arte: Capa do e-book