Home » Sem categoria » E-book aborda “Educação, Negritude e Interculturalidade”

E-book aborda “Educação, Negritude e Interculturalidade”

O Projeto de Extensão Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira (Laab), coordenado pela professora Dra. Débora Alfaia da Cunha, da Faculdade de Pedagogia da UFPA em Castanhal, existe desde 2011 e vem atuando na formação de alunos de Pedagogia e de professores do fundamental para o uso de metodologias lúdicas e de recursos didáticos específicos, voltados ao ensino de cultura e história africana e afro-brasileira e à compreensão da realidade e das especificidades das escolas quilombolas da Amazônia Paraense.

Em 9 anos de história, o projeto já realizou oficinas, eventos, rodas de conversa, tardes lúdicas, exibição de filmes, visitas a comunidades quilombolas, além de publicar artigos, coletâneas e e-books. A última publicação é o e-book “Educação, Negritude e Interculturalidade”, organizado pela coordenadora do Laab. A obra reúne artigos elaborados e apresentados em diferentes eventos da área da educação por integrantes do projeto de extensão.

De acordo com a professora Débora Alfaia, os trabalhos marcam, ainda, o início da organização do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação (GEPIntE). A professora também fala sobre a intenção do e-book.

“O intuito da obra é se constituir em um canal mais eficiente de divulgação das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo projeto LAAB e pelo GEPIntE”, conta a professora, que também traz os detalhes sobre a estrutura do e-book.

“O livro apresenta 14 artigos, distribuídos em dois momentos, com sete textos cada. O primeiro, denominado ‘Contribuições metodológicas para a educação das relações étnico-raciais’, reúne artigos voltados à proposição de estratégias didáticas lúdicas para a educação cultural e o combate ao racismo no espaço escolar. Diferentes ações são apresentadas e debatidas nos artigos, como o uso de jogos e tabuleiros africanos; a contação de histórias da tradição africana e afro-brasileira; a literatura, a etnomatemática, o cinema e a produção de jogos digitais. A segunda parte da obra, intitulada ‘Pesquisas em educação e interculturalidade’, apresenta os resultados de diferentes investigações, sendo que a maioria destas focam na vivência de jovens adultos, em especial de negros, na educação superior. Apenas o último artigo foge dessa problemática, mas apresenta um debate fundamental acerca da garantia de direito à educação para os negros, tendo a revisão das cartas constitucionais como base”.

Denúncia ao racismo – Entre os outros estudos, dois voltam-se a experiência dos alunos de língua espanhola na pós-graduação da UFPA, tratando a temática da imigração temporária. Na mesma linha, outro artigo foca a problemática dos alunos africanos que se deslocam para o Brasil para fazer um curso universitário. Três textos versam sobre os desafios vivenciados por discentes negros ou negras nos cursos de graduação da UFPA. Todos os seis textos possuem em comum a denúncia ao racismo estrutural ainda presente no cotidiano acadêmico e a urgência de uma nova epistemologia, que respeite e dialogue com os diferentes saberes culturais trazidos por esses alunos e alunas.

No atual contexto, onde diversos protestos e manifestações contra o racismo estampam os noticiários, o e-book do Laab surge como mais uma ferramenta para instigar debates e auxiliar no movimento fundamental de denunciar e anunciar uma nova educação, que respeite a vida e o direito de viver a diferença.

Para consultar a obra, clique aqui e para conhecer o site do Laab, clique aqui.

Texto: Ascom – UFPA/Castanhal