Home » Educação Física » Círculo de Estudos “O Método em Marx” promove live nesta quinta, 23

Círculo de Estudos “O Método em Marx” promove live nesta quinta, 23

Nesta quinta, 23 de julho, às 18h30, no canal da Rede “Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer” (Rede LEPEL – Pará) será transmitida a live “O método científico e a análise de conjuntura”.

O evento é organizado pelo Projeto de Extensão “Círculos de Estudos – O Método em Marx”, coordenado pelo professor Dr. Marcelo “Russo” Ferreira (FEF – UFPA/Castanhal), que fala sobre a importância do tema escolhido para a live desta quinta.

“Debater o método científico é extremamente atual, e não apenas por seu ‘lugar’ na universidade e seu vínculo com a formação acadêmica, com a pesquisa e com a extensão. O método científico, que envolve investigação e exposição, diz respeito ao tempo e lugar em que estamos, e seus nexos com lugares e tempos outros, quer do passado (que construiu o presente) quer do que vislumbramos construir”, pontua o coordenador, que destaca, ainda, os objetivos do evento.

“Nesta live queremos propor um debate sobre as relações entre o ‘modo de produzir, investigar, analisar e expor’ o conhecimento que estamos tratando cientificamente e a atual conjuntura que envolve pandemia e saúde pública – e que implica identificar e analisar como a humanidade chegou a mais este ciclo pandêmico e o que nos reserva (entre desafios e tarefas humanitárias) o período que temos no horizonte”.

Os debates propostos durante a live partirão de alguns marcos teórico-metodológicos próprios da Educação (em sua particularidade) e da Educação Física (em sua singularidade), com o intuito de serem construídas uma série de reflexões em torno da atual conjuntura. Temas como o neocolonialismo, a fenomenologia, o positivismo e o materialismo histórico dialético serão algumas das referências iniciais para a construção dos debates.

O professor Marcelo “Russo” frisa que as discussões serão norteadas pelas seguintes problematizações:
1. Como o método se estrutura para explicar as relações humanas (em sua totalidade, em suas particularidades e em suas singularidades)?
2. Como o método vem sendo utilizado para analisar, problematizar e explicar a atual conjuntura mundial, nacional e local, em torno da pandemia do Covid-19?
3. Como o método indica caminhos e possibilidades para o que aqui denominamos de “período após-pandemia”?

A discussões desta primeira live do projeto serão conduzidas pelos professores Dr. Sérgio Eduardo Nassar (FEF – UFPA/Castanhal) e MSc. Ney França (SEDUC/PA), com a mediação do MSc. Itamar Sousa (UNEB/BA). Para participar, basta acessar o canal da Rede Lepel Pará no dia e no horário agendados para o evento.

Serviço:

Live  “O método científico e a análise de conjuntura”
Data: 23/07/2020
Link para assistir ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=stqgbhoaZis
Texto: Ascom – UFPA/Castanhal