Home » Educação Física

Category Archives: Educação Física

Campus da UFPA/Castanhal oferta curso de Especialização em Treinamento Esportivo

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Treinamento Esportivo, que tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuar no campo do treinamento, da prescrição e da aplicação do exercício, visando à melhora na qualidade do desempenho dos atletas que realizam atividades competitivas.

Vagas – Das 50 vagas disponíveis, 35 são para pagantes e 15 para demanda social, as quais serão destinadas para atendimento gratuito de servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA e/ou alunos egressos da UFPA ou de outras instituições que não estejam devidamente colocados no mercado de trabalho, aprovadas em processo seletivo definido pelo Colegiado do Curso.

Público-alvo – a especialização é voltada a profissionais graduados em Educação Física e Fisioterapia, mas pessoas formadas em cursos de outras áreas da saúde, como Nutrição, Psicologia, Medicina, Bioquímica, Terapia Ocupacional e afins também podem participar da seleção.

Inscrições – Serão realizadas nos dias 17, 18, 22, 23, 25 e 26 de abril de 2019, exclusivamente de modo presencial, na Secretaria do PARFOR – andar térreo do prédio administrativo do Campus Universitário de Castanhal (Av. dos Universitários, s/n – Jaderlândia, Castanhal – PA, 68746-6303). O candidato deverá entregar, em envelope fechado e identificado, os documentos exigidos no Edital.

Seleção – O processo seletivo compreenderá análise do Currículo Lattes e entrevista em grupo, que deve ocorrer no dia 02 de maio, de acordo com o edital.

As aulas serão realizadas aos sábados, no Campus da UFPA em Castanhal, com previsão de início para o dia 11/05/2019.

Serviço:
Especialização em Treinamento Esportivo
Inscrições: 17, 18, 22, 23, 25 e 26 de abril de 2019
Vagas: 50
Local das aulas: UFPA/Castanhal
Mais informações: consulte o Edital

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano divulga edital para mestrado

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), torna pública a abertura de inscrições e a realização de seleção de candidatos ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO (PPGCMH), em nível de MESTRADO, biênio 2019/2021. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15/04/2019 a 10/05/2019.

O curso de mestrado em Ciências do Movimento Humano foi recentemente implantado na UFPA, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2018. Em função do número de orientadores disponíveis no PPGCMH, serão ofertadas 21 (vinte e uma) vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: 10 (dez) vagas para a linha de pesquisa “Avaliação e Reabilitação Funcional” e 11 (onze) vagas para a linha de pesquisa “Esporte, Atividade Física e Saúde”.

Algumas atividades do mestrado serão desenvolvidas em Castanhal, já que o curso conta com três professores da Faculdade de Educação Física do Campus da UFPA na cidade Modelo: Josafá Gonçalves Barreto, Daniel Alvarez Pires e Victor Silveira Coswig.

O professor Daniel Pires destaca a relevância do mestrado. “Ele atende a uma demanda que já estava elevada de graduados em Educação Física e Fisioterapia, que procuravam fazer pós-graduação em nível de mestrado no Estado do Pará e não tinham nenhuma oferta de curso.”

Para o professor Daniel Pires, o programa é uma vitória para a UFPA. “Esse é o primeiro programa de mestrado na área 21 da CAPES, que é a área que engloba os cursos de Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.” O professor enfatiza que a UFPA se tornará pioneira e vai trabalhar na formação de recursos humanos para pesquisa, nas áreas de Educação Física e Fisioterapia.

Inscrições e documentação – Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo I), cópia do comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) como pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de cem reais (R$100,00). A GRU deverá ser gerada neste endereço eletrônico. Mais informações, consulte o Edital de Seleção.

Serviço:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
21 vagas ofertadas
Inscrições: 15/04/2019 a 10/05/2019
Local: O credenciamento do(a) aluno(a) no curso de Mestrado em Ciências do Movimento Humano ocorrerá na Secretaria do Curso
Endereço da Secretaria: Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Campus Universitário do Guamá, Rua Augusto Correa, 01 – Portão 4, Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP 66075-110
Tel: (91) 3201- 8892
E-mail: cmhufpa@gmail
Taxa de Inscrição: cem reais (R$100,00)
Para mais informações, acesse o Edital de Seleção

Texto: Fernanda Vong – Assessoria de Comunicação do ICS/UFPA, com informações da Ascom UFPA/Castanhal

Projeto da Faculdade de Educação Física vai realizar atividades práticas em Inhangapi

Proporcionar aos discentes processos de ensino e aprendizagem para além dos muros da universidade é uma prática presente nos currículos dos 8 cursos de graduação do Campus da UFPA em Castanhal.

Corroborando com esse princípio, de levar os alunos a refletirem sobre os conhecimentos tratados em sala de aula, vivenciando-os na experiência prática e concreta, a Faculdade de Educação Física propôs o projeto EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E ESCOLA: Cultura corporal e práticas pedagógicas para a formação humana.

As ações do projeto serão executadas no dia 14 de dezembro, em Inhangapi/Pa e irão atender a estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Antonio Marçal e da Escola Municipal Aristides Santa Rosa.

Turmas de Educação Física da UFPA dos anos de 2015 a 2018 irão promover, sob a coordenação de 8 professores do curso, as seguintes atividades: oficina de nutrição, alongamento e flexibilidade, natação em águas abertas, jogos populares, avaliação física, festival de jogos de rua, vivências corporais, conhecendo o badminton, brincadeiras populares da primeira metade do século XX e oficina de dança.

Um dos vários objetivos do projeto é oferecer experiências pedagógicas no âmbito da cultura corporal, especialmente nos conteúdos de esporte, jogos, brincadeiras, dança e lazer para estudantes de escolas públicas do município de Inhangapi/Pa.

A partir das atividades, os professores orientadores poderão construir processos pedagógicos interdisciplinares, além de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos aos graduandos de Educação Física dos diversos estágios de formação.

Para conhecer o projeto na íntegra e saber como cada atividade será desenvolvida, clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação do projeto

 

 

 

Jogos Abertos da UFPA – Campus Castanhal seguem até o dia 07

Começaram nesta segunda (03/12) os primeiros jogos abertos que ocorrerão no Campus Castanhal da UFPA. O evento é organizado pelo CAEF (Centro Acadêmico de Educação Física) e vai até o dia 07 de dezembro.

As inscrições foram abertas a discentes de todas as faculdades. A oportunidade de todos competirem visa à integração entre turmas e cursos.

As modalidades serão divididas entre equipes masculinas, femininas e mistas: Futebol Society (sete jogadores), Vôlei de Areia (quarteto misto), Natação (revezamento 4×25 misto), Corrida de 5km, Tênis de Mesa, Xadrez e Luta Marajoara.

A comunidade acadêmica está convidada para assistir aos jogos, que ocorre em diversos espaços do Campus, a partir das 16h desta segunda, 03. Confira aqui a programação.

Mais informações podem ser obtidas com um dos representantes do CAEF ou pelo número 98151-4582.

Texto: Divulgação

Minimaratona Aquática do Campus de Castanhal será no dia 15

O projeto de extensão “Atividades Aquáticas”, da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal, promove mais uma Minimaratona Aquática de 2h. O evento será realizado no feriado de 15 de novembro, quinta-feira, das 8h30 às 10h30.

As inscrições serão realizadas no parque aquático do Campus I (Jaderlândia), no dia do evento, das 07h30 às 08h15.

Os participantes serão divididos em equipes mistas e deverão nadar em forma de revezamento por 2h.

O coordenador da programação, professor Sérgio Nassar, fala sobre os objetivos da minimaratona e informa quem é o público-alvo.

“O evento visa divulgar a prática da natação. Poderão se inscrever todos aqueles que são apaixonados pelo mundo aquático e que sejam praticantes da modalidade”.

Texto: Divulgação

Faculdade de Educação Física divulga etapas do concurso para professor substituto

O Edital 125/2018 ofertou algumas vagas para professor substituto da UFPA. Dentre elas, 3 vagas foram para a Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal, nos seguintes temas “Políticas Públicas Aplicadas ao Esporte, Avaliação e Planejamento Educacional”, “Jogo, Ludicidade e Psicologia da Aprendizagem” e “Ginástica”.

Acompanhe, abaixo, as fases do concurso:

Divulgado em 27/06/2018
Resultado da 1ª Etapa. Tema:Políticas Públicas Aplicadas ao Esporte
Resultado Prova Didática. Tema:Políticas Públicas Aplicadas ao Esporte
Resultado da 1ª Etapa. Tema: Ginástica

Divulgado em 26/06/2018
Resultado Prova Escrita. Tema: Políticas Públicas Aplicadas ao Esporte
Resultado Prova Escrita. Tema: Ginástica

Divulgado em 20/06/2018:
Ata de homologação das inscrições. Tema: Ginástica
Ata de homologação das inscrições. Tema: Jogo, Ludicidade e Psicologia da Aprendizagem

Divulgado em 19/06/2018:
Ata de homologação das inscrições. Tema: Políticas Públicas Aplicadas ao Esporte
Itens e calendário do Processo Seletivo. Tema: Políticas Públicas Aplicadas ao Esporte

Divulgado em 18/06/2018:
Itens e o calendário do Processo Seletivo. Tema: Jogo, Ludicidade e Psicologia da Aprendizagem
Itens e o calendário do Processo Seletivo. Tema: Ginástica.

 

Faculdade de Educação Física divulga regimento para eleição de diretor e vice

Em junho, a comunidade acadêmica da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal irá participar do processo eleitoral para escolha dos diretores (biênio 2018-2020).

A primeira fase do pleito consiste na inscrição de chapas. Podem se candidatar, professores em efetivo exercício pertencentes ao quadro da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. Os interessados em concorrer aos cargos de diretor e vice-diretor, devem realizar a inscrição no período de 28 e 29/05/2018, das 08h às 12h, e das 14h às 18h, na Secretaria da Faculdade de Educação Física. Os documentos necessários para inscrição estão descritos no regimento eleitoral.

Eleitores – poderão votar todos os docentes efetivos e todos os técnicos, ambos devidamente vinculados ao conselho da faculdade, e discentes regularmente matriculados na Faculdade de Educação Física de Castanhal, inclusive discentes do PARFOR.

Eleição – a votação ocorrerá por meio do SIGEleição, no dia 25 de junho, das 08h30 às 18h.

Para mais informações sobre a eleição, consulte o Regimento Eleitoral.

Serviço 1:
Inscrição de chapas para a eleição da Faculdade de Educação Física
Período: 28 e 29 de maio de 2018
Horário: 08h às 12h e das 14h às 18h
Local: Secretaria da Faculdade de Educação Física

Serviço 2:
Eleição para escolha do diretor e vice-diretor da Faculdade de Educação Física
Data: 25 de junho de 2018
Horário: 08h30 às 18h
Local: SIGEleição

Texto: Thiago Bertolino e Paula Lopes – Ascom/UFPA Castanhal

3ª Manhã Fitness acontece no dia 05 de junho

Que tal sair do sedentarismo e começar a praticar algum exercício físico? Essa é a proposta da 3ª Manhã Fitness, um evento que será realizado no dia 05 de junho e organizado por alunos das turmas de Educação Física 2015.1, 2016.2 e 2017.2 do Campus da UFPA em Castanhal, sob a coordenação do professor Sérgio Eduardo Nassar.

“A proposta faz parte de uma atividade avaliativa da Disciplina ‘Educação Física em Academias’. Nessa disciplina, os discentes recebem os conteúdos que, em seguida, devem ser traduzidos em produção do conhecimento, que culmina com uma atividade prática, onde os futuros professores de Educação Física experimentam e vivenciam a ideia de ser um professor de ginástica de academia”, explica o coordenador da programação.

O evento é totalmente gratuito e vai contar com as seguintes modalidades esportivas: step, condicionamento físico, aeróbica, treinamento funcional, ginástica localizada e minitrampolim. Qualquer pessoa pode participar, inclusive a comunidade externa à UFPA. Basta estar com roupa apropriada para praticar os exercícios.

A 3ª Manhã Fitness promete ser um momento divertido e de muita aprendizagem, tanto para os participantes que vierem se exercitar quanto para os alunos envolvidos na organização.

Serviço:
3ª Manhã Fitness
Data: 05/06/2018
Local: Ginásio do Campus Castanhal
Horário: das 8h30 às 11h30
Detalhes da programação: aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

UFPA/Castanhal promove mostra artística em comemoração ao Dia Internacional da Dança

“Quando aquilo que nos vai na alma transpira pelos poros da pele, acontece uma alquimia sublime: trata-se de poesia em movimento, é a linguagem universal da alma. Chama-se dança e vem do céu!” (Lucilia Bahleixo).

É em comemoração ao Dia Internacional da Dança, que será realizado, no dia 27 de abril, às 15 horas, no Campus da UFPA de Castanhal, o evento artístico: “Contando a história da dança”, organizado pelo grupo de Estudo do Movimento (GEM), sob orientação da professora Martha Souza.

Trata-se de uma mostra artística de dança em comemoração ao dia 29 de abril considerado, pela UNESCO, o dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança.

A programação contará com várias apresentações artísticas como dança sacra, dança inclusiva, ballet clássico, jazz, contemporâneo, dança de salão, danças urbanas, dança popular e, por último, videodanças que serão apresentadas pela turma de Educação Física 2015.2, como resultado da disciplina Atividades Rítmicas.

O evento é aberto ao público e acontecerá no Auditório do GETI.

Serviço:
Mostra artística “Contando a história da dança”
Data: 27 de abril de 2018
Horário: 15h
Local: Auditório do GETI do Campus UFPA/ Castanhal

Texto: Elluane Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

Segunda Onda Feminista de Castanhal vai debater direitos das mulheres na sociedade

“A gente acredita na ampliação da perspectiva do 8 de março e da importância da organização da sociedade para a construção da igualdade”. Foi com esse relato que a professora Lilian Sales fez seu convite para que todos os interessados participem a 2ª Onda Feminista, que ocorrerá no dia 8 de março, em Castanhal.

O evento é uma promoção do Zoé: Grupo de Estudos Feministas, que é coordenado pela professora Lilian Sales, da Faculdade de Educação Física do Campus da UFPA em Castanhal.

Em 2017, aconteceu a 1ª Onda Feminista e devido ao sucesso da programação o evento vai para a sua segunda edição. “Fazer a I° Onda no espaço do SESC foi muito bom, foi uma experiência maravilhosa. Na ocasião, o tema escolhido foi: ‘Para além dos batons e das flores’, que discutiu o dia 8 de março como um dia de luta para mulheres. A segunda edição tem como título: ‘Nenhum direito a menos!’”, explicou a professora Lilian Sales. Ela também destacou que a intenção é debater os direitos das mulheres na sociedade.

Para que esse debate ocorra, o evento traz uma mesa-redonda em sua programação, que será realizada no Auditório da ACIC, ao lado da Praça do Estrela, das 14 às 17h. As inscrições são gratuitas e estão abertas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfT2ThYwf6pjGxO1eIA7gN09f8y39aEuCPLz_vmW0czY6NG-w/viewform.

A 2ª Onda Feminista vai proporcionar, também, feira com exposição de trabalhos de várias mulheres empreendedoras e sarau. Essa parte do evento vai ocorrer na Praça do Estrela, após os debates da mesa-redonda.

Serviço:

2ª Onda Feminista

Data: 08/03/2018

Inscrições para a mesa-redonda: clique aqui

Certificado para os inscritos na mesa-redonda: 4h

Mais informações: zoegrupofeminista@gmail.com

Facebook do grupo: clique aqui

Texto: Igor Moura e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal