Home » Educação Física » Professor da Universidade de Karlstad, na Suécia, realiza visita de colaboração internacional ao Campus de Castanhal

Professor da Universidade de Karlstad, na Suécia, realiza visita de colaboração internacional ao Campus de Castanhal

No último dia 08/12, o Campus Universitário de Castanhal recebeu a visita do professor Henrik Gustafsson, docente de Ciências do Esporte na Karlstad University, e consultor do Comitê Olímpico da Suécia. O professor é uma referência internacional na pesquisa sobre a síndrome de burnout no esporte.

A visita foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício (GPPEE) e financiada pelo edital do Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI) das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Pará.

O evento contou com a presença da comunidade acadêmica da UFPA (campi de Castanhal e Belém) e de outras instituições privadas de ensino. Além do GPPEE, outros grupos de estudo também estiveram presentes, como o Pendulum (Grupo de Estudos em Fisiomecânica da Locomoção, Caminhada Nórdica, Parkinson e Idosos), o Grupo de Estudo em Treinamento Esportivo (GET) e o Laboratório de Atividade Física Adaptada (LAFA), todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).

A programação do primeiro dia da visita contou com três eventos. Durante a manhã ocorreu a palestra “O futuro da pesquisa sobre burnout no esporte”, na qual o professor Gustafsson abordou como o burnout se desenvolve, como pode ser identificado e quais as últimas evidências na literatura científica a respeito do tema. Após a palestra, houve um momento de interação destinado às perguntas, relatos e contribuições entre o público presente e o palestrante.

O segundo momento ocorreu durante a tarde. O professor realizou um workshop para os grupos de estudos, com a temática “O Jogo da Publicação Científica”. Por fim, a bolsista de mestrado e os bolsistas de iniciação científica do GPPEE realizaram apresentações orais de seus pré-projetos de dissertação de mestrado e TCC em língua inglesa para o professor Gustafsson.

No segundo e último dia da agenda do professor no Campus de Castanhal, aconteceu uma reunião de trabalho com o professor Daniel Pires, coordenador do GPPEE, para o alinhamento do projeto de pesquisa sobre burnout que será desenvolvido em parceria entre os docentes.

O professor Daniel Pires destacou o ineditismo do intercâmbio internacional na área de Ciências do Esporte no Campus de Castanhal. “Os discentes de graduação e da pós-graduação em Ciências do Movimento Humano vivenciaram uma experiência valiosa, pois tiveram a oportunidade de refletir a respeito da fronteira do conhecimento sobre a síndrome de burnout no contexto esportivo. Além disso, atividades como essa são relevantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração entre docentes da UFPA e de instituições do exterior, contribuindo para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano”, complementou.

Para conferir mais fotos, siga o instagram do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício.

Texto: Roselane de Almeida Paula e Otávio Augusto Monteiro da Silva – GPPEE
Fotos: Divulgação GPPEE