Home » Sem categoria » Universidade Federal do Pará e Universidade do Chile assinam convênio de cooperação internacional

Universidade Federal do Pará e Universidade do Chile assinam convênio de cooperação internacional

No dia 07 de dezembro, a Faculdade de Letras da UFPA – Castanhal realizou uma cerimônia para concretizar a assinatura de um convênio internacional entre a Universidade Federal do Pará, representada pelos Professores Doutores Íris Barbosa, Márcia Ohuschi, Janderson dos Santos e Inéia Abreu, e a Universidad de Chile, representada pela Professora Doutora Alejandra Bottinelli, da Facultad de Filosofía y Humanidades.

A vice-diretora da Faculdade de Letras, Professora Doutora Sylvia Trusen, abriu a sessão, destacando as possibilidades que o convênio proporcionará para a comunidade acadêmica como um todo. “Essa parceria será uma porta de grande potência para o desenvolvimento dos alunos, tanto aqueles que são falantes ou estão aprendendo a Língua Hispânica como também aqueles que são falantes da Língua Portuguesa. Então, vai beneficiar os alunos mas, também, os docentes e os técnico-administrativos da Universidade”.

Na ocasião, o professor Janderson dos Santos, do curso de Letras Espanhol, também falou sobre a parceria entre as instituições. “Esse acordo mostra que a Universidade do Chile vê as potencialidades da UFPA e nós também reconhecemos a experiência daquela instituição. Estamos celebrando o acordo hoje, mas ele já foi assinado. Aguardamos apenas a publicação no Diário Oficial”, esclareceu.

A professora Iris Barbosa, também do curso de Letras Espanhol, contextualizou o nascimento da proposta e sua concretização a partir da vinda da Drª. Alejandra para o evento da Faculdade de Letras, SALIC & COLIC/2022, e complementou as informações sobre a viabilidade do convênio. “Quando falamos sobre convênio entre universidades, estamos falando de esperança, de desejos e anseios de milhares de estudantes e professores, por exemplo, que veem nessa possibilidade a oportunidade de compartilhar e expandir seus conhecimentos e trabalhos. Falamos também de curiosidades, de medos e ansiedades. Um fenômeno que está relacionado com os nossos afetos, nossas subjetividades e culturas diversificadas durante esse processo de movimento da geografia humana, afinal saímos em busca de uma melhor formação acadêmica e pessoal, além de oportunidades de emprego e equilíbrio econômico. Então, o convênio vem nos ajudar no sentido de minimizar as barreiras e a burocracia”, celebrou.

A professora Márcia Ohuschi, do curso de Letras Português, trouxe esclarecimentos sobre o processo de intercâmbio de professores. “Docentes poderão se engajar em projetos de pesquisa e extensão, buscando recursos financeiros nas agências de fomento e em editais internos abertos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, por exemplo. O convênio está posto, mas nós precisamos propor projetos que contemplem as duas universidades ou entrar como participantes em projetos que tenham essa natureza da internacionalização, para que seja possível captar esses recursos e viabilizar, da melhor forma, as ações”, pontuou a docente.

A professora Inéia Abreu, também do curso de Letras Português, dirigiu-se aos alunos que participaram da cerimônia, orientando sobre as possibilidades de intercâmbio estudantil. “Para você ser um professor de Língua Espanhola ou de Língua Portuguesa para um estrangeiro, é preciso ter o olhar da diversidade. Esse trabalho que estamos iniciando hoje, por meio desse convênio, vem trazer muitas oportunidades para que vocês despertem esse olhar. Precisamos, claro, ficar atentos aos editais e essa será a nossa tarefa a partir de agora”, concluiu.

O coordenador do Campus de Castanhal, Professor Doutor Bruno Lyra Castro, também direcionou sua fala aos discentes. “A formação está para além da sala de aula e dos laboratórios. É preciso buscar o engajamento em ações de pesquisa e extensão e em oportunidades proporcionadas pela faculdade a qual o aluno está vinculado, como aquelas que serão possibilitadas por meio desse convênio com a Universidade do Chile”, ponderou.

Da esquerda para a direita: Prof. Janderson dos Santos, Profa. Iris Barbosa, Profa. Márcia Ohuschi, Prof. Bruno Lyra Castro, Profa. Alejandra Bottinelli, Profa. Inéia Abreu e Profa. Sylvia Trusen.

A representante da Universidad de Chile, professora Alejandra Bottinelli, iniciou sua fala por meio de um histórico de sua Instituição, em que ressaltou os cursos de graduação e pós-graduação, bem como diplomados, projetos de pesquisa e extensão da Faculdade de Filosofia e Humanidades.

A partir de sua experiência como Diretora de Relações Internacionais em sua faculdade, a professora Alejandra explicou sobre a importância de se realizarem ritos, como a cerimônia organizada, para celebrar o convênio estabelecido. Também destacou, como fundamental, a existência de uma equipe sólida que impulsione o processo, como a equipe de professores da Faculdade de Letras do Campus de Castanhal, na UFPA, e a equipe de professores da Faculdade de Filosofia e Humanidades, da Universidad de Chile. No contexto chileno, a professora citou o decano de sua faculdade, Prof. Dr. Raúl Villarroel Soto e a Diretora Geral de Relações Internacionais de sua Universidade, Profª. Drª. Alicia Salomone.

Para finalizar, a Drª Bottinelli agradeceu a parceria com a UFPA. “Agradeço a oportunidade dada a ambas as instituições para iniciarmos este processo de trabalho conjunto, de formação comum, que me parece fundamental nos dias de hoje, nesta contemporaneidade complexa na qual estamos, a qual supera as fronteiras e que, portanto, exige a colaboração e o conhecimento mútuo”.

Importância da internacionalização – A UFPA possui uma política institucional de fomento e desenvolvimento da projeção internacional. Para tanto, criou, em 2020, um Centro de Internacionalização, uma iniciativa da Reitoria e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA. O Centro tem a missão de ampliar as oportunidades de internacionalização aos alunos da UFPA e prestar auxílio, também, a estudantes e pesquisadores internacionais; estreitar contatos com embaixadas e consulados; ofertar cursos livres, como o de Português para estrangeiros; realizar eventos culturais e informativos; além de divulgar e facilitar a chamada para a participação de alunos em bolsas, projetos e prêmios internacionais; entre outros. Para informações sobre editais abertos, acesse prointer.ufpa.br.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal