Home » Educação Física » Projeto seleciona participantes para pesquisa sobre sintomas da síndrome pré-menstrual

O Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício (GPPEE), coordenado pelo professor Daniel Alvarez, da Faculdade de Educação Física da UFPA Castanhal, iniciará um projeto intitulado “Respostas de um protocolo de treino resistido de 8 semanas sobre os sintomas psicológicos da Síndrome Pré-Menstrual e as estratégias de coping de universitárias”, de autoria da discente Eliane Aragão, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano.

A pesquisadora fala sobre a síndrome e sobre os objetivos de seu trabalho. “A Sindrome Pré-Menstrual é um conjunto de mais de 200 sintomas psicológicos, cognitivos, físicos e comportamentais que afetam as mulheres 5 dias antes do início do seu ciclo menstrual. Então, analisar as respostas que o exercício pode gerar nesses sintomas é um de nossos focos. Também é de nosso interesse perceber se as estratégias de enfrentamento a esses sintomas modificam com essa intervenção.”

Para que essas análises possam ser realizadas, Eliane Aragão convida alunas de graduação da UFPA Castanhal, que atualmente encontram-se sedentárias e que sofram com a Síndrome Pré-Menstrual para participar da pesquisa. Além desses pré-requisitos, as interessadas não podem ter doenças no aparelho reprodutor nem transtornos psicológicos diagnosticados recentemente por médico.

Protocolo – As participantes da pesquisa serão divididas em dois grupos: aquelas que desejam praticar musculação sem nenhum custo, com supervisão e em horário diferente do seu turno de aulas e outro grupo formado por estudantes que não tenham interesse em praticar exercícios. Nesse caso, bastará responder a alguns questionários durante a vigência da pesquisa.

Para as que desejam praticar musculação gratuitamente, os treinos ocorrerão às terças e quintas, na Academia do Campus da UFPA (Jaderlândia). As participantes poderão escolher um dos horários a seguir: 7 às 8h, 12 às 13h, 13 às 14h ou 17h30 às 18h30.

Para se inscrever com interesse em participar do treino, clique aqui. Para colaborar com a pesquisa apenas respondendo a questionários, clique aqui. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de março.

Para mais informações, envie uma mensagem para o whataspp 98436.9688 ou siga a página do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício no instagram.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação GPPEE