Home » Sem categoria » Projeto da UFPA Castanhal é parceiro do Campeonato de Língua Portuguesa promovido pela Secretaria de Educação Municipal

Em maio e junho deste ano acontecerá o I Campeonato de Língua Portuguesa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Castanhal. A UFPA é parceira da ação por meio do projeto “A utilização de Jogos didáticos no Ensino da Língua Portuguesa”, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva, da Faculdade de Letras do Campus de Castanhal.

Sobre o projeto – Iniciado em 2019, surgiu para discutir sobre temas como autonomia estudantil, participação familiar na aprendizagem e metodologias de ensino, além de dar continuidade e ampliar os resultados de um projeto de pesquisa anterior, intitulado “A ludicidade no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa”, onde foi possível identificar que a elaboração de jogos didáticos possibilita uma aprendizagem mais efetiva e eficaz.

A professora Zilda Paiva explica como funciona a parceria com a Semed para a realização do Campeonato de Língua Portuguesa. “Nosso trabalho é auxiliar os professores a organizarem as atividades nas escolas. Eles estão utilizando os jogos didáticos produzidos pelo projeto. Depois de todo esse trabalho é que os alunos irão participar do campeonato”, concluiu.

Sobre o campeonato – Tem como público-alvo alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de Castanhal e traz como tema “Viagens na Literatura: o mundo encantado da leitura e da escrita”. A preparação será ao longo do primeiro semestre letivo de 2023. Nesse período, os participantes estudarão as obras de escritores paraenses, sob a orientação dos professores de Língua Portuguesa e dos professores lotados no espaço pedagógico “Sala de Leitura”.

O 1º Campeonato de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Castanhal trabalhará os aspectos linguísticos e semânticos da literatura paraense em questão, tais como, acentuação, ortografia, significado das palavras (dentro de contextos ou fora deles) e compreensão de textos.

As inscrições devem ser realizadas, entre os dias 20 e 25 de março, pelos gestores da escola, que selecionarão os participantes. Para mais informações, consulte o regulamento.

Texto: Ana Lima e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação Semed