Home » Educação Física » Programa de Residência Pedagógica oferta bolsas para discentes e professores de Educação Física

O Programa de Residência Pedagógica do Curso de Educação Física da UFPA Castanhal, sob orientação da docente Lílian Silva de Sales, oferta 18 vagas, sendo 15 para residentes bolsistas e 3 para residentes voluntários(as) para alunos(as) de graduação em Educação Física da UFPA Castanhal.

As bolsas terão vigência de 18 meses, com o início das atividades previsto para 1º de novembro de 2022, com encerramento em 1º de abril de 2024. A atuação se dará em escolas municipais da cidade de Castanhal.

Objetivo – O Programa de Residência Pedagógica visa a aproximação entre a formação universitária e a realidade escolar, proporcionando, aos estudantes de licenciatura, o exercício ativo da relação entre teoria e prática profissional docente.

O valor da bolsa é de R$ 400,00 e os(as) alunos(as) que queiram concorrer a uma vaga de residente devem ter concluído, pelo menos, 50% da carga horária do curso e não podem estar cursando o último semestre. A carga horária é de, no mínimo, 23h mensais.

Inscrições – Para se inscrever, é necessário enviar toda a documentação exigida para o e-mail da orientadora (liliansales@ufpa.br), até 8 de outubro de 2022. Todas as regras e etapas estão descritas no edital de seleção.

Os(as) acadêmicos(as) deverão elaborar, juntamente com a professora orientadora e um(a) preceptor(a), um plano de atividades de residência, a ser desenvolvido em uma escola da educação básica, apresentando um relatório de atividades ao final do período.

O Programa de Residência Pedagógica também oferta 3 vagas para docentes preceptores, com bolsa no valor de R$ 765,00. Para se inscrever, é preciso ser licenciado(a) em Educação Física e estar atuando na educação infantil e/ou ensino fundamental nas escolas municipais inscritas e selecionadas. As regras estão descritas no edital de seleção para preceptores, disponível aqui. O(a) docente interessado(a) em participar do programa, deve se informar com o gestor para saber se foi realizada a inscrição de sua escola na Plataforma Capes de Educação Básica. Os gestores de escolas municipais de Castanhal que desejarem informações sobre a inscrição na Plataforma, podem enviar e-mail para rpedagogica.ufpa2020@gmail.com ou plataforma.secretarias@capes.gov.br.

Serviço:
Inscrições: até 8 de outubro de 2022
Valor da bolsa: R$ 400 (estudante) R$ 765,00 (professor(a))
Saiba mais:
Edital de Seleção de Bolsista de Graduação