Home » Sem categoria » Documentário lançado em Castanhal relata experiências de pesquisadora do Instituto de Medicina Veterinária

Documentário lançado em Castanhal relata experiências de pesquisadora do Instituto de Medicina Veterinária

Uma produção do Observatório do Conhecimento (OC), com objetivo de mostrar que a trilha da produção científica pode ser percorrida por todas as mulheres, sem distinções de disciplinas ou área de estudo. Assim pode ser descrito o documentário “Ciência: luta de mulher”, que foi lançado nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na Casa de Cultura de Castanhal.

A coordenadora do OC e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mayra Goulart, participou do evento e explicou qual o papel do Observatório.

“Trata-se de uma rede nacional, que articula diferentes entidades sindicais de universidades de vários estados e que tem como objetivo chamar a atenção do movimento sindical para a importância do conhecimento, da pesquisa, da tecnologia, enquanto atributos constitutivos do fazer docente”, esclareceu a docente, que falou, ainda, sobre a motivação para produção do documentário.

“O Observatório surgiu em 2019, em um contexto em que a universidade pública e o projeto que ela representa estavam em constante ameaça. Então, o OC surge em defesa das instituições e dos seus projetos de inclusão. O filme vem exatamente nesse escopo e, também, para chamar a atenção acerca da sub-representação das mulheres na ciência, na tecnologia, na universidade de modo geral”, elencou a professora Mayra Goulart.

Sobre a produção – O filme traz quatro mulheres, que são protagonistas em suas áreas de atuação: Helena Padilha, doutora em Serviço Social e professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco; Maria da Glória Teixeira, médica, doutora em Saúde Pública e professora da Universidade Federal da Bahia; Nina da Hora, cientista da Computação e pesquisadora de temas ligados à segurança digital e Isis Abel Bezerra, bióloga, doutora em Ciências Veterinárias e professora vinculada ao Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal.

Com uma carreira bem-sucedida na produção de conhecimento, a professora Isis Abel, que foi celebrada no lançamento do filme em Castanhal, falou sobre a importância da representatividade feminina no universo da ciência.

“Na atualidade, no ambiente universitário de forma geral, percebe-se uma maioria de mulheres, pois o cenário mudou bastante, mas a gente ainda precisa de reconhecimento, de empatia diante das nossas necessidades, especialmente no período da licença maternidade, quando somos, muitas vezes, invisibilizadas. Então, a presença cada vez mais forte das mulheres vai trazendo essas pautas para o debate”, relatou a pesquisadora, que também refletiu sobre a sua participação no documentário.

“Foi uma experiência fantástica, pois me fez revisitar situações que eu tinha passado. Uma coisa é você falar e outra coisa é você viver. E ao falar, eu pude ponderar várias coisas que eu não tinha percebido e eu vi que fui enfrentando sem muito pensar”, concluiu.

Após a exibição do filme, foi realizado um debate com as professoras Mayra Goulart e Isis Abel, além de outras três mulheres que representam importantes coletivos e instituições de ensino e pesquisa de Castanhal: Sheyla Farhayldes Souza Domingues, diretora adjunta do Instituto de Medicina Veterinária/UFPA; Lilian Silva de Sales, coordenadora do Zo’é Grupo de Estudos Feministas e Marília Sena, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres/Pajeú.

Castanhal foi o último local para exibição ao vivo do documentário, que foi lançado inicialmente em Brasília, percorrendo todas as associações docentes que integram o Observatório até chegar ao Município Modelo do Pará. Em breve, a produção “Ciência: luta de mulher”, dirigido por Rithyele Dantas, estará disponível no YouTube.

Para conferir a data oficial do lançamento do filme no YouTube, acesse regularmente o site do Observatório do Conhecimento. Para conferir o trailer, clique aqui.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal