Home » Educação Física » Faculdade de Educação Física realiza VII Festival de Ginástica para Todos

Faculdade de Educação Física realiza VII Festival de Ginástica para Todos

Com o tema “Ginástica, Cultura Corporal e Resistência Indígena”, cerca de 60 alunos de Educação Física matriculados nas disciplinas Ginástica I e II, sob a orientação do professor Otávio Aranha, irão realizar o VII Festival de Ginástica da UFPA/Castanhal. O evento vai acontecer no dia 29 de junho, a partir das 14h, no Ginásio de Esportes da UFPA, no Jaderlândia. A entrada é gratuita e toda a comunidade pode participar.

O professor Otávio Aranha explica a escolha do tema deste ano. “A temática se justifica pelo contexto social atual, no qual diversos ataques têm sido efetivados contra os povos indígenas ou povos originários, com destaque para a situação dos Yanomami, com a fome e a desnutrição como política de Estado, o que provocou a morte por ‘causas evitáveis’ de 538 crianças menores de cinco anos de idade, nos últimos cinco anos, segundo o relatório ‘Missão Yanomami’, do Ministério da Saúde, de 2023”, elencou o professor, que também denunciou outras situações graves.

“Além disso, os ataques físicos e assassinatos de lideranças, como o recente atentando contra a vida do Lúcio Tembé, cacique da aldeia Turé-Mariquita, que se soma a diversas incursões de garimpeiros, madeireiras e grandes indústrias agroexportadoras de óleo de palma e soja, colocam na ordem do dia, a necessidade de entender os conflitos e as disputas de terras na região, inseridos como parte de uma política global de ‘desenvolvimento’ econômico que tem, na grilagem de terras e no latifúndio, os grandes responsáveis pelas mazelas sociais, não somente dos territórios indígenas, mas de toda a região amazônica. Neste sentido, é fundamental: informar, entender, refletir e evidenciar a causa indígena, a importância da defesa de suas terras, tradições, costumes e cultura, contra o Projeto de Lei do Marco Temporal (PL 490/2007), que retirará o direito dos povos originários ao reconhecimento e demarcação legal de suas terras, o que contribuirá, portanto, para o genocídio em curso e o extermínio histórico destes povos”, concluiu o professor Otávio Aranha.

Objetivos – O festival tem como objetivos promover a reflexão e inspirar os participantes em relação à questão indígena no país, com foco especial nos povos da Amazônia paraense e no movimento de resistência. Isso inclui a resistência direta contra o garimpo ilegal, as madeireiras e a monocultura de exportação, bem como a preservação de sua produção cultural e corporal, por meio da manutenção de tradições, línguas, modos de vida, rituais, danças, lutas, jogos e outras práticas corporais.

A programação do evento iniciará com mesa de abertura com a coordenação do Campus, diretoria de ensino e direção da Faculdade de Educação Física. Em seguida, haverá um debate com dois representantes de comunidades indígenas, estudantes (uma da UEPA e outro da UFPA). Haverá, ainda, exposição de imagens sobre cultura e resistência indígenas, na entrada do ginásio. Por fim, ocorrerão três apresentações de Ginástica para Todos na temática do evento.