Home » Sem categoria » Programa Idiomas sem Fronteiras abre seleção para professor-tutor de Português Língua Estrangeira

O Programa Idiomas sem Fronteiras oferta duas vagas, sendo uma para bolsista e uma para voluntário, para alunos da UFPA interessados em atuar como professor-tutor de Português Língua Estrangeira.

Público-alvo – Podem participar da seleção alunos da UFPA Castanhal matriculados no curso de Licenciatura em Letras Língua Espanhola e discentes da UFPA Belém matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM) e, ainda, alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/ILC).

Pré-Requisitos – Os interessados precisam ter experiência na área de Português Língua Estrangeira (PLE), que poderá ser comprovada de acordo com critérios definidos no edital de seleção. Além disso, é necessário ter disponibilidade de 12 horas semanais para o cumprimento das atividades indicadas no edital e ter conexão com internet estável e equipamento próprio, garantindo a qualidade na realização das aulas e reuniões pedagógicas.

Inscrições – As inscrições podem ser realizadas das 12h do dia 26 de junho até as 12h do dia 29 de junho de 2023, por meio do formulário disponível aqui.

Etapas da seleção – O Processo Seletivo Simplificado será realizado em três etapas de caráter eliminatório e classificatório: análise documental, entrevista e avaliação didática, sendo que as duas últimas fases acontecerão de forma presencial no Campus da UFPA em Belém, no dia 05 de julho. A avaliação didática consistirá na simulação oral de uma microaula de Português Língua Estrangeira – nível A1 ou A2 ou B1 ou B2, com duração de 15 (quinze) a 20 (vinte) minutos, que deverá ser realizada de forma expositiva em Língua Portuguesa.

Remuneração – O valor mensal da bolsa é de R$700 e as atividades serão de 8 horas voluntárias e mais 4 horas práticas, totalizando 12 horas semanais.

Funções do professor-tutor – Algumas das atribuições para os candidatos aprovados na seleção são: participar de curso instrucional sobre a Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF) e do processo formativo indicado por seu orientador, ministrar cursos de línguas e cultura do idioma do Catálogo de Cursos IsF para a comunidade acadêmica, desenvolver materiais didáticos ou atividades complementares de ensino do Português Língua Estrangeira, responder pela regência de 1 turma de 4 horas semanais.

Para consultar outras atribuições e para outras informações, acesse o edital.

Arte: Tadeu Torres – Ascom UFPA/Castanhal