Home » Bolsa » Programa de Residência Pedagógica prorroga prazo de inscrição para alunos de licenciatura

O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pará está divulgando vagas para alunos de graduação dos Campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Cametá e Castanhal para a admissão imediata e/ou a formação de banco de reserva como bolsistas residentes. São disponibilizadas 166 vagas nas seguintes áreas: Matemática, Pedagogia, Língua Portuguesa, Educação do Campo, Ciências, Química, Física, Biologia, Geografia e Sociologia.

Para os discentes do Campus de Castanhal, há 04 vagas para Pedagogia e 12 para Educação Física. As bolsas terão vigência de 18 meses, com o início das atividades previsto para outubro e cada bolsista receberá o valor de R$400,00 mensais. As inscrições foram prorrogadas até as 18h do dia 06 de setembro.

O programa também oferta 21 vagas distribuídas para professores da educação básica atuarem como preceptores dos acadêmicos em escolas previamente cadastradas no Sistema CAPES/Residência Pedagógica. Em Castanhal, há 02 vagas para Licenciados em Educação Física, que estejam atuando na educação infantil e/ou ensino fundamental nas escolas: E.M.E.F. Dr. José João de Melo; e E.M.E.F. Profa. Ma. da Encarnação Campos de Araújo. Os preceptores selecionados receberão o valor de R$765,00 mensais durante os 18 meses de vigência da bolsa. As inscrições também foram prorrogadas até 06 de setembro.

Os alunos que queiram concorrer a uma vaga de residente devem ter concluído, pelo menos, 50% da carga horária do curso e não podem estar cursando o último semestre. Já o preceptor deve possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica.

O programa de Residência Pedagógica visa a aproximação entre a formação universitária e a realidade escolar, proporcionando aos estudantes de licenciatura o exercício ativo da relação entre teoria e prática profissional docente.

Os acadêmicos deverão elaborar, juntamente com um professor orientador e um preceptor, um plano de atividades de residência, a ser desenvolvido em uma escola da educação básica, apresentando um relatório de atividades ao final do período.

Para informações sobre a documentação necessária para a inscrição, etapas da seleção e outras referentes ao Programa de Residência Pedagógica da UFPA, acesse:

Edital 07/2020: Seleção de Bolsista de Graduação
Edital 08/2020: Seleção de Professores Preceptores

Para ler o edital que trata da prorrogação das inscrições, clique aqui.

Imagem: Reprodução Google