Home » Sem categoria » Homenagem da Coordenação Geral do Campus Castanhal aos professores

Homenagem da Coordenação Geral do Campus Castanhal aos professores

“[…] não é na resignação, mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmamos. […]. A rebeldia enquanto denúncia precisa se alongar até uma posição mais radical e crítica, a revolucionária, fundamentalmente anunciadora. A mudança no mundo implica a dialetização entre a denúncia da situação desumanizante e o anúncio de sua superação, no fundo, nosso sonho.
(Paulo Freire)

Hoje, dia 15 de outubro, dia do professor, representa, dentre outras coisas, a luta por educação pública, gratuita e de qualidade referenciada, pela autonomia da universidade pública, pelo diálogo ininterrupto em torno da diversidade, da diferença, da inclusão e da transformação social.

Essa luta se corporifica pela atuação individual e coletiva dos professores e professoras da UFPA e, particularmente, da UFPA/Castanhal. São esses esforços marcados pelos discursos e práticas germinados dentro da Universidade, na relação direta com a realidade concreta que se revela a todo instante que demonstra nossa rebeldia, nossa força revolucionária, que atua na direção da mudança do mundo.

Nesses termos, a Coordenação do Campus de Castanhal, mas que felicitar todos os professores e professoras deste Campus, sente a necessidade de externar o seu orgulho por construir, conjuntamente com esses profissionais, possibilidades reais por dentro e por fora da maior universidade do Norte do Brasil.

Parabéns pela ousadia, amorosidade, comprometimento, teimosia produtiva e pela esperança que alimenta a todos nós nessa jornada de fazer educação na Universidade Federal do Pará.

Texto: Coordenação Geral UFPA/Castanhal
Imagem: Reprodução Google