Home » Sem categoria » Está aberto o prazo para submissões de propostas para o Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador

Está aberto o prazo para submissões de propostas para o Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA) recebe, até o dia 19 de abril, submissões de propostas ao Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor) e aos Subprogramas Apoio ao Recém-Doutor (PARD) e Apoio ao Doutor Recém-Contratado (PARC). O programa visa promover a execução de projetos de pesquisa por docentes da UFPA e prevê a concessão de equipamentos e bolsas de Iniciação Científica a docentes recém-doutores pelo PARD e a docentes recém-contratados por meio do PARC. Para mais informações, confira o Edital do Prodoutor.

O Prodoutor é voltado a docentes e a técnicos efetivos da UFPA e tem como objetivo fornecer suporte para a introdução à pesquisa, com equipamentos e bolsas de Iniciação Científica. Considerado como um dos maiores incentivos à pesquisa inicial, o Prodoutor possibilita, ainda, a consolidação de novos grupos de pesquisa, o qual se caracteriza como uma forma de incentivo ao credenciamento de doutores nos quadros dos Programas de Pós-Graduação da UFPA.

“O objetivo principal desse edital é integrar o jovem doutor no nosso sistema de pesquisa e pós-graduação. É um grande incentivo para que esses profissionais possam iniciar a consolidação de suas carreiras científicas na Instituição”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio.

Nesta seleção, serão concedidos até 100 (cem) auxílios individuais. A concessão inclui uma bolsa de Iniciação Científica pelo período de um ano, renovável por mais um ano, e um conjunto de itens básicos para a atividade regular da pesquisa, incluindo insumos para laboratórios e equipamentos de informática. O fomento para o apoio em itens de capital e de custeio, como material de consumo de laboratório no valor de até três mil reais, está alocado no recurso anual da Propesp.

Seleção – As submissões serão recebidas por meio do SIGAA, até o dia 19 de abril. Os interessados devem cumprir todas as seguintes etapas: cadastro do projeto de pesquisa no SIGAA, com portaria de aprovação emitida pela Unidade; anexo de comprovante do título de doutor do interessado, com data de aprovação da tese claramente enunciada (PARD) ou cópia do termo de posse na Instituição devidamente assinado (PARC); cadastro do plano de trabalho; solicitação da cota/tipo de bolsa; importação do Currículo Lattes para o SIGAA e validação das produções intelectuais no SIGAA.

Os critérios de avaliação levarão em conta o Currículo Lattes do solicitante, com ênfase na produção científica dos últimos três anos (2018-2020); a qualidade e viabilidade do projeto de pesquisa; a qualidade e viabilidade do plano de atividade do bolsista de IC; a participação do candidato em projeto de pesquisa aprovado por agências de fomento (CNPq, Capes, Finep, Fapespa) ou a submissão de projeto às mesmas agências, com documentação comprobatória (quesito não obrigatório, mas classificatório); a submissão para publicação de artigos ou capítulos relacionados ao tema de sua tese de Doutorado; a inserção no ensino de graduação e a vinculação a grupos de pesquisa da Instituição, constantes no Diretório de Grupos do CNPq ou com potencial de nucleação de novos grupos.

As propostas serão avaliadas pela Propesp, com o apoio de pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. A análise das propostas será feita até o dia 30 de abril e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 17 de maio.

Serviço:

Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor)
Inscrições: até o dia 19 de abril
Mais informações estão disponíveis no Edital

Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom