Home » Sem categoria » Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional recebe inscrições para o Instituto Politécnico de Bragança

Está aberto o período de inscrições ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, com candidatura para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal. A iniciativa é uma oportunidade de vivenciar trocas culturais e estudar temporariamente em universidades consideradas referências em diversas áreas de atuação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário on-line e, depois, enviar os documentos ao e-mail: lauradiva@ufpa.br. A solicitação pode ser feita até 21 de maio.

A mobilidade acadêmica internacional é uma engrenagem da internacionalização que proporciona conhecimento e convivência com outras culturas. Vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/UFPA), a ação também proporciona uma experiência acadêmica que gera qualificação pessoal do estudante, permitindo compreensão e consciência mais profunda sobre a realidade global.

“O aluno que vivencia a mobilidade acadêmica internacional, seja morando ou não em outro país, passa a conviver com uma cultura diferente da sua, adquirindo novos hábitos e comportamentos e aprendendo a respeitar a diversidade. A necessidade do convívio social impulsiona a vontade de fazer novas amizades e de respeitar os outros povos. Sejam presenciais ou virtuais, os programas de mobilidade acadêmica são uma das principais modalidades de cooperação internacional que já estão mundialmente consagradas para o fortalecimento do processo de internacionalização do ensino superior”, ressaltam a professora Maria Cristina Esposito e Laura Vieira, da Diretoria de Mobilidade Acadêmica Internacional da Prointer.

Critérios – Podem participar estudantes de graduação/licenciatura e de mestrado que, para ingressar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), devem escolher matérias do 1º semestre (de setembro a fevereiro). Esses estudantes não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, pois o nível de ensino e a exigência são inferiores ao nível e à exigência de  uma graduação/licenciatura ou de um mestrado, mas podem optar por matérias de idiomas de cursos de graduação de línguas, ofertados na Escola Superior de Educação do IPB. Os inscritos também podem escolher disciplinas de diferentes anos letivos, desde que estejam disponíveis no primeiro semestre.

O ano letivo de 2021/2022 será dividido entre o primeiro semestre, de 13 de setembro de 2021 a 12 de fevereiro de 2022; e o segundo semestre, de 14 de fevereiro de 2022 a 9 de julho de 2022. Cada semestre, com seis matérias, corresponde a 36 créditos do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS), tem duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Todos os (as) participantes do intercâmbio devem concluir, com sucesso, matérias que correspondam no mínimo a 20 créditos.

Inscrição – A inscrição no programa pode ser feita até 21 de maio, por meio do preenchimento do formulário on-line. Depois, o candidato deve assinar e carimbar os seguintes documentos: Passaporte, é obrigatória a apresentação do passaporte na fase de candidatura, para que não haja atrasos com o pedido de passaporte nem, consequentemente, do pedido de visto de estudante; Histórico Acadêmico; Contrato de estudos. Para auxiliar no preenchimento  do contrato, é possível consultar o Guia ECTS.

Após estar com os documentos, o candidato deve enviar tudo para o e-mail: lauradiva@ufpa.br, no setor de Mobilidade Acadêmica da Prointer. A instituição portuguesa não aceita os documentos enviados diretamente pelos alunos nem por correio convencional. Aos diferentes campi, o preenchimento da tabela B do acordo de estudos é obrigatório.

Para esta oportunidade no Instituto Politécnico de Bragança, conforme prevê o acordo de cooperação com a Instituição de Ensino Superior, os alunos de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade. Porém é importante ressaltar que esta oportunidade de intercâmbio não prevê bolsa de estudos, ou seja, o (a) interessado (a) precisa ter meios financeiros para se manter em Bragança e arcar com as despesas, como: seguros de viagem e de saúde (PB4); passagens de ida e volta para a viagem; transporte e deslocamentos; alimentação (2,50 euros por refeição no refeitório do IPB); alojamento; material escolar etc. Outras informações de programas no Clube Internacional da UFPA.

Serviço:

Programa de Mobilidade Acadêmica – Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
Inscrição até 21 de maio de 2021
Link do formulário e e-mail para envio de documentos: lauradiva@ufpa.br
Mais informações: site da Prointer.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA