Home » Sem categoria » Instituto de Medicina Veterinária realiza cerimônia de premiação do concurso de logotipo e logomarca

Na tarde da última sexta (13), foi realizada a cerimônia que premiou o vencedor do concurso de logotipo e logomarca do Instituto de Medicina Veterinária (IMV) da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. O evento contou com a participação de poucas pessoas e seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

O diretor do IMV, professor Leônidas Olegário, falou sobre a necessidade de uma imagem que representasse o Instituto e explicou, também, sobre a demora para a divulgação do resultado final, já que o concurso foi lançado em fevereiro de 2021. “O IMV já completou 10 anos em 2021 e a ideia do concurso veio no bojo da programação. Infelizmente, precisamos lançar o edital três vezes, com as devidas retificações, pois os trabalhos inscritos nas duas primeiras edições não corresponderam às expectativas da comissão julgadora”.

O candidato vencedor do concurso foi o discente Antonio Morais da Silveira Junior, do Curso de Medicina, Campus Belém. Para ele, desenhar é um passatempo, mas a participação na seleção de logotipo/logomarca do IMV foi desempenhada com muita seriedade.

“Inicialmente, tinha como ideia fazer a silhueta dos animais montando a sigla ‘IMV’, mas acabou ficando muito carregado e difícil de ler. No entanto, eu tinha gostado da composição dos animais, aí resolvi adaptar a ideia original e os coloquei como um elemento mais separado da logo. Busquei meio que mesclar as silhuetas para dar a ideia de ‘vida’ mesmo, objeto do trabalho dos médicos veterinários”, relatou o vencedor ao explicar sua inspiração na produção da arte.

Quem também participou da cerimônia de premiação foi o senhor Paulo Costa, proprietário da Mafrinorte de Castanhal, que patrocinou o concurso. Ele falou sobre a relação da sua empresa com a Universidade e sobre como surgiu o convite para doar um notebook ao vencedor.

“O Manoel Damasceno, aluno de doutorado daqui do Instituto, responsável técnico e chefe de controle de qualidade na minha empresa, fez o convite para que doássemos o prêmio. A nossa relação com a UFPA é antiga, já preparamos alunos para inseminação de animais e já firmamos diversas parcerias de sucesso. Então, é uma satisfação poder contribuir, pois é importante que as indústrias e a Universidade estejam próximas, já que é daqui que saem pessoas com novas ideias para atuarem no mercado de trabalho.”

A comissão julgadora do concurso contou com um membro externo, o professor Luiz Cezar dos Santos, da Faculdade de Comunicação do Campus de Belém, que falou sobre os requisitos para a construção de um logotipo ou uma logomarca.

“Uma marca precisa seguir critérios técnicos, que existem em manuais e seguir, também, objetivos, no caso aqui, os objetivos do IMV. Mas, além disso, depois do trabalho pronto, é preciso avaliar qual o impacto que ele causa nas pessoas. É importante que as pessoas gostem da marca e queiram usá-la. Em relação à imagem vencedora do concurso, é possível ver que ela seguiu padrões técnicos, pois dá para visualizar bem os três animais e as palavras que a compõem, ou seja, ela tem legibilidade e ela também tem um impacto positivo por ser uma marca para cima, o que traz uma ideia de positividade”, concluiu o professor.

Após receber o prêmio pela participação no concurso, Antonio Morais Junior deixou sua mensagem de agradecimento. “Gostaria de agradecer à UFPA-Castanhal pela iniciativa incrível desse concurso. Esse tipo de ideia incentiva os alunos a colocarem em prática o que aprendem dentro e fora de seus cursos e, principalmente, cria uma identidade com a universidade. Também gostaria de ressaltar que a logo foi criada, em sua totalidade, com programas gratuitos e de acesso livre a qualquer pessoa. Mais especificamente, utilizei os programas Gimp e Inkscape para realizar tanto a conceituação quanto o projeto final apresentado a comissão julgadora do concurso. Assim, não poderia deixar de agradecer aos desenvolvedores de softwares que disponibilizam esses produtos de graça para todos nós. Espero que, de alguma forma, isso incentive outros alunos a passarem suas ideias da cabeça para o papel”, finalizou.

Para conhecer a imagem vencedora do concurso de logotipo e logomarca do IMV, clique aqui.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal