Home » Sem categoria » IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX): divulgada a relação de trabalhos aprovados para publicação

No período de 25 a 27 de agosto 2021, o Campus da Universidade Federal do Pará em Castanhal vai realizar o IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV SIEPEX). O evento será realizado de forma on-line e tem como objetivo promover debates e intercâmbio de conhecimentos no âmbito da pesquisa, da extensão e do ensino, voltados ao desenvolvimento regional amazônico. A comissão organizadora do evento informa que foram aprovados 86 trabalhos para publicação (confira a lista aqui). Em caso de recurso, basta enviar e-mail para ufpasiepex@gmail.com com o título do trabalho e os nomes dos autores até as 18h do dia 20/08.

De acordo com a coordenadora de extensão do Campus, professora Gerlândia Thijm, em 2021 não haverá apresentações de comunicações orais no SIEPEX.

“Em reunião ampliada entre técnicos, professores e alunos do Campus, ficou decidido que a submissão de trabalhos deveria acontecer da forma mais simples possível, com a inscrição de resumos simples e redução do número de autores. Além disso, concordamos que os alunos não apresentariam seus projetos neste ano. No entanto, aderimos a uma nova modalidade, que é a publicação via e-book. Ainda iremos avaliar cada resumo para que eles sejam padronizados e, posteriormente, publicados”, esclareceu.

A professora também falou sobre a quantidade de participantes e de trabalhos submetidos ao SIEPEX. “Neste ano tivemos apenas 347 inscritos como ouvintes e 86 resumos aprovados. Na última edição, que ocorreu de forma presencial em 2019, foram 771 inscrições de participantes e 112 trabalhos. Devemos essa redução ao fato de os alunos não estarem participando de aulas presenciais, devido à pandemia de Covid-19, e, também, em função da dificuldade de acesso a meios eletrônicos pela qual passam muitos estudantes”, concluiu Gerlândia Thijm.

As inscrições já foram encerradas, mas qualquer pessoa interessada poderá acompanhar a programação pelo canal do YouTube, que ainda está em construção e será divulgado em breve. O evento contará com mesas-redondas sobre temas atuais, que pretendem impulsionar a integração de estudantes, técnicos e docentes do Campus de Castanhal, bem como de colaboradores dos projetos internos e externos, nos debates envolvendo a produção em pesquisa, ensino e extensão na região.

Confira a programação no site do evento.

Arte: Divulgação SIEPEX