Home » Sem categoria » UFPA publica edital para calouras e calouros 2021 solicitarem os Auxílios Permanência e Moradia

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência e Acessibilidade Estudantil (Saest), divulgou nesta quinta-feira, 9 de setembro de 2021, o Edital Nº 09/2021/SAEST/UFPA, referente ao processo seletivo para concessão dos Auxílios Permanência e Moradia 2021 destinados, exclusivamente, a estudantes calouros ingressantes em cursos de graduação da UFPA em 2021.

São duas as modalidades de auxílios: a modalidade Permanência, no valor de R$ 400,00, destinada a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, os quais se encontram sem condições de arcar com o custo parcial ou integral de despesas com alimentação, transporte e material didático-pedagógico para a realização de atividades acadêmicas.

Já a modalidade Moradia, no valor de R$ 400,00, é voltada a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que, em virtude do ingresso no curso de graduação, necessitam residir fora da sua cidade de origem, desde que tenham despesas com o pagamento de aluguel na cidade sede do campus em que estudam e que não residam na Região Metropolitana de Belém nem disponham de vaga gratuita em residência estudantil.

Estão sendo disponibilizados 235 Auxílios Permanência e 65 Auxílios Moradia. Os(As) estudantes têm a opção de solicitar somente o Auxílio Permanência, somente o Auxílio Moradia, ou podem solicitar os dois, simultaneamente, dependendo das suas necessidades.

Quem pode participar – Podem solicitar inscrição os(as) discentes calouros(as) de cursos de graduação da UFPA (ingressantes em 2021) vinculados à modalidade extensiva (regular), cursando, prioritariamente, a primeira graduação.

Inscrições – Os(As) estudantes que desejarem participar poderão realizar a inscrição das 8h de 13 de setembro às 17h de 7 de outubro de 2021, pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – Sigaest.

Como se inscrever – O candidato deve acessar o Sigaest com CPF e número de matrícula, clicar em “solicitar esse auxílio” na aba do “Programa Permanência 2021 –  modalidades Permanência e Moradia – Calouros (as) ”, fazer o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico e anexar a documentação exigida no Edital. Ao realizar a inscrição, os (as) discentes vinculados (as) a todos os campi da UFPA devem enviar os documentos solicitados no edital, por meio exclusivo do Sigaest, em arquivo formato JPG e em tamanho máximo de 500 Kbytes. Confira os documentos solicitados no Edital.

Acúmulo – Não é permitido o acúmulo do Auxílio Permanência com outros auxílios e/ou bolsas, sejam de origem da UFPA, sejam de outros órgãos governamentais e não governamentais, à exceção dos Auxílios Moradia, Creche, Kit Acadêmico, Pró-Línguas, Inclusão Digital e Taxa Zero. O Auxílio Moradia somente poderá ser acumulado com mais uma modalidade de auxílio ou bolsa, quer seja oriunda da UFPA, quer seja de outros órgãos governamentais e não governamentais, à exceção dos auxílios Creche, Kit Acadêmico, Inclusão Digital, Pró-Línguas e Taxa Zero.

Os(As) estudantes comtemplados(as) com o Auxílio Moradia deverão realizar prestação de contas no período de vigência do auxílio, conforme os prazos estabelecidos no edital.

Discentes indígenas, quilombolas, com deficiência (PcD), estrangeiros(as) e morador(a) de Casa de Estudantes não serão assistidos(as) por este edital, tendo em vista que poderão acessar auxílio específico.

Acesse o EDITAL completo AQUI

Serviço:

Programa Permanência – Modalidades Permanência e Moradia para calouros 2021
Inscrição: 8h de 13 de setembro às 17h de 7 de outubro de 2021
Informações: (91) 3201-7346 (de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, e sexta-feira, das 9h às 13h) e/ou saestcae@ufpa.br.

Texto e arte gráfica: Assessoria Saest/UFPA