Home » Sem categoria » Carta aberta da Coordenação Geral e da Coordenação Acadêmica aos professores e às professoras do Campus da UFPA/Castanhal

DIA DO PROFESSOR, DIA DA PROFESSORA: Carta às professoras e aos professores da UFPA – Campus Universitário de Castanhal

A Universidade Federal do Pará é uma complexa instituição que se sustenta a partir do que produz e ensina, além do que promove em favor, sobretudo, da sociedade paraense, nortista e amazônida. Para tanto, conta com a atuação substancial de mulheres e homens, professores e professoras, que dia após dia foram definindo o que é a UFPA para a nação brasileira e para o mundo.

São professoras e professores oriundos do Pará  e de outros cantos do Brasil e, também, de alguns lugares do mundo e que, incansavelmente, fazem da nossa universidade um ambiente no qual fervilha ciência, arte, humanidade e, ainda, contradição, resistência e tudo mais que atravessa nossas consciências individuais e coletivas.

O Campus Universitário de Castanhal vem, ao longo de 43 anos, construindo um percurso forjado pela luta de professores e professoras que marcam conquistas, hoje, expressas em infraestrutura física; cursos e eventos disponibilizados para a comunidade interna e externa ao Campus; grupos de estudos, pesquisa e extensão; Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu; parcerias entre o Campus e municípios do nordeste paraense, e um profundo reconhecimento pela sociedade. Somos referência pelo que desempenhamos em termos de ensino, pesquisa e extensão e que incide diretamente no Pará, particularmente no nordeste paraense.

Somos, portando, um Campus que expressa o valor da universidade pública, da UFPA. Valor esse conquistado não só, mas, sobremaneira, pela soma de esforços empreendidos por professoras e professores, sejam eles docentes atuantes, na vivência da aposentatoria, ou que já não se encontram mais entre nós.

Cada canto do Campus Universitário de Castanhal tem marcas de homens e mulheres que consubstanciam direitos do nosso povo e é para todos/as eles/as, nossas professoras e professores, que amplificamos um imenso FELIZ DIA DOS PROFESSORES, DIA DAS PROFESSORAS. Vossas lutas, trabalho e resistência fazem do nosso Campus um lugar onde ainda é possível sonhar, plantar e colher, fazer diferença na vida de tantos estudantes que já passaram, que permanecem ou que estão por vir, assim como de comunidades e instituições que atendemos por meio das ações acadêmico-científicas que realizamos.

A Coordenação Geral e Coordenação Acadêmica do Campus Universitário de Castanhal da UFPA têm orgulho por tudo que nossos professores e professoras vêm realizando ao longo desses 43 anos e registra o dia 15 de outubro como um dia mais que especial, mas que não comporta o valor que cada professora, cada professor possui para a universidade pública e para a sociedade.

Bruno Souza Lyra Castro                                         Francisco Valdinei dos Santos Anjos

Coordenador Geral                                                          Coordenador Acadêmico