Home » Sem categoria » Projeto “Musculação para idosos” abre inscrições gratuitas no dia 10

Projeto “Musculação para idosos” abre inscrições gratuitas no dia 10

O Grupo de Estudos em Treinamento Físico e Esportivo (GET), vinculado à Faculdade de Educação Física da UFPA Castanhal e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, está de volta com o projeto “Musculação para idosos”, coordenado pelas discentes de mestrado Ádria Noronha e Rayra Dias, sob orientação do Prof. Dr. Victor Coswig e sob supervisão da professora. Dra. Elren Passos e do professor Dr. Eduardo Penna.

O projeto vem sendo ofertado desde 2018 na UFPA de Castanhal, com pausa apenas no auge da pandemia de Covid-19, e tem o objetivo de trazer uma melhor qualidade de vida para população idosa por meio do exercício físico, mais especificamente do treinamento resistido. Além disso, o projeto também contribui para o crescimento científico e acadêmico dos vários voluntários que contribuem para sua realização.

Idosos interessados em participar gratuitamente do projeto podem se inscrever nos dias 10 e 11 de maio, das 8 às 11h da manhã, no Ginásio da UFPA – Castanhal, no Jaderlândia, apresentando RG ou outro documento com foto, no qual conste o ano de nascimento.

Pré-Requisitos – Podem se inscrever homens acima de 60 anos e mulheres que já estejam na fase da pós-menopausa. Não há limite máximo de idade, mas os candidatos precisam ser fisicamente independentes. Também é importante não estar matriculado em outros projetos de atividade física nem ter praticado musculação nos últimos seis meses.

De acordo com Rayra Dias, coordenadora do projeto, os inscritos precisarão preencher um questionário. Ela explica os detalhes.

“Para serem incluídos na pesquisa os candidatos deverão apresentar negatividade ao questionário de prontidão para atividades físicas, que é projetado para identificar se há necessidade de uma avaliação médica antes da realização do protocolo de exercícios. Esse questionário será preenchido no ato da inscrição”.

O projeto “Musculação para idosos” contará com duas turmas, sendo uma delas com atividades às segundas e quintas e a outra com treinos nos dias de terça e sexta. Os inscritos poderão optar por um dos seguintes horários: manhã (das 7h30 às 8h ou das 8h às 8h30) e tarde (das 13h às 13h30 ou das 13h30 às 14h).

Serviço:
Inscrições abertas para o projeto “Musculação para idosos”
Período: 10 e 11 de maio
Horário: 8 às 11h
Local: Ginásio de Esportes da UFPA (Jaderlândia)
Apresentar RG ou outro documento com foto e data de nascimento
Mais informações: https://www.instagram.com/get.ufpa/

 

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Luís Otávio e Ana Lima – Ascom UFPA/Castanhal