Home » PPGEAA » COLINS/PPGEAA participa de oficina de definição de famílias usuárias da Resex Marinha Mocapajuba em São Caetano de Odivelas

O Colaboratório de Interculturalidades, Inclusão de Saberes e Inovação Social (COLINS), coordenado pelo professor José Guilherme Fernandes, e vinculado ao Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia do Campus de Castanhal, é um grupo de pesquisa que tem como objetivo principal promover a inclusão de saberes, a partir da integração colaborativa entre a academia e as comunidades autóctones, considerando seus saberes e práticas culturais em interação nos espaços e paisagens de ocorrência. O Grupo atua, também, no Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas (NUSC), desenvolvendo pesquisas na região.

Pela relevância dos trabalhos realizados desde 2018, o NUSC, por meio do COLINS, possui cadeira no Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Marinha Mocapajuba, criado a partir da portaria 881/2020, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Como ação do Conselho, o COLINS/NUSC participou, no mês de abril, na condição de Grupo de Acompanhamento, de oficinas para definição do perfil das famílias beneficiárias da Resex Marinha Mocapajuba, com sede no município de São Caetano de Odivelas, estando na representação do NUSC a coordenação acadêmica, sob a direção do professor José Guilherme Fernandes.

Para as discussões sobre a delimitação das famílias, foram realizadas oficinas nas vilas de Boa Vista, Pererú de Fátima e Monte Alegre, com a participação dos professores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) da UFPA/Castanhal, Paulo Canto e José Guilherme Fernandes. O coordenador do COLINS falou sobre a importância da contribuição dos docentes na ação de manejo.

“A partir de ações como essa, estreitamos os laços com a comunidade e exercitamos o papel social da academia, além de proporcionarmos informação científica para melhor gestão territorial nos espaços amazônicos em defesa da sustentabilidade e conservação ambientais”, explicou o professor José Guilherme Fernandes.

Fotos: Divulgação COLINS