Home » Sem categoria » Proex recebe submissão de projetos ao Programa Navega Saberes Infocentro 2022

Proex recebe submissão de projetos ao Programa Navega Saberes Infocentro 2022

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), iniciou o prazo para a submissão de propostas ao Edital referente ao Programa Navega Saberes Infocentro 2022. A ação busca incentivar a participação de servidores docentes  e técnico-administrativos no desenvolvimento de Projetos de Extensão Universitária sobre a temática da inclusão social pelas tecnologias da informação e comunicação. As inscrições podem ser realizadas até 1° de junho, via Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae).

O Programa Navega Saberes Infocentro busca estimular a integração da comunidade universitária com outras instituições, em busca de proposições para a melhoria da qualidade de vida local e nacional, e favorecer práticas extensionistas supervisionadas e interdisciplinares que priorizam a intervenção de estudantes na aplicação de conhecimentos na realidade social. O edital conta com a concessão de uma bolsa por projeto classificado, para o período de agosto de 2022 até julho de 2023, no valor de 400 reais mensais, além de 100 bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como ação afirmativa.

Como participar – Servidores docentes ou técnico-administrativos com nível superior que integram o quadro efetivo da UFPA podem se inscrever como proponentes na condição de coordenador de projetos. A inscrição de propostas ocorre por meio do preenchimento de formulário e da anexação de documentos pelo Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae), no período de 2/5/2022 a 1º/6/2022.

Os projetos inscritos deverão estar relacionados ao projeto pedagógico do curso de graduação da unidade do proponente, podendo envolver mais de uma unidade da UFPA em sua metodologia de trabalho, ou contemplar outras instituições públicas ou privadas. É necessário que o projeto se enquadre nas áreas temáticas previstas no Plano Nacional de Extensão, como: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção ou trabalho.

Será aceita uma proposta por coordenador, e os inscritos não podem receber outra bolsa oriunda de edital da Proex no mesmo período. É obrigatória a aprovação prévia da proposta, via declaração “ad referendum” do diretor da unidade acadêmica do órgão vinculado ao proponente. A não apresentação de comprovação no prazo resultará no descredenciamento do projeto e na transferência da bolsa, obedecendo à ordem de classificação.

A relação das propostas aprovadas será divulgada na página eletrônica da Proex até 4 de julho de 2022.

Serviço:

Programa Navega Saberes/Infocentro