Home » Sem categoria » Setor de Tecnologia da Informação disponibiliza orientações para acesso à rede sem fio

O Campus da UFPA/Castanhal dispõe do serviço de Internet rápida à comunidade acadêmica por meio da rede sem fio institucional. Em funcionamento desde agosto de 2017, 11 modernos rádios com capacidade total de 1Gbps foram instalados em pontos de maior circulação dos usuários cobrindo quase 100% do Campus, beneficiando diretamente os discentes, docentes e técnico-administrativos que passam a ter acesso à internet de melhor qualidade, estimulando o ensino, a pesquisa e a extensão na instituição.

Há duas redes para acesso: a “UFPA 2.0 – Institucional” e a “eduroam”. Para acessar quaisquer uma das redes, o usuário deverá primeiramente possuir e-mail institucional.

E-mail – O e-mail institucional está disponível para alunos e servidores com vínculo com a UFPA, e pode ser solicitado de forma automática pelos alunos através do SAGITTA, acesse o manual aqui. Quanto aos servidores, é necessário solicitar via SAGITTA através de formulário eletrônico, acesse aqui e escolha a opção de “Abertura de e-mail Institucional (Pessoal)”. Para servidores recém-contratados que ainda não possuem acesso ao SAGITTA, é necessário enviar um e-mail para ctic@ufpa.br, para que a equipe técnica atenda e repasse toda orientação necessária para criação da conta de e-mail. Importante, o e-mail institucional é disciplinado pela Instrução Normativa de e-mail aprovada pelo Comitê de Governança Digital, é fundamental o usuário conhecer seu conteúdo.

Com a conta institucional criada, o segundo passo é configurar seu aparelho (notebook, smartphone ou tablet). Na página https://servicosdetic.ufpa.br/containstitucional/redes-sem-fio há diversos tutoriais de configuração de acordo com o Sistema Operacional utilizado.

As configurações são feitas apenas no primeiro acesso, a partir daí elas ficarão salvas e o aparelho conectará automaticamente toda vez que identificar uma das redes disponíveis.

Para mais informações sobre os serviços de TIC ofertados pela UFPA, clique aqui.

Texto: Divulgação

Arte: Ana Lima – Ascom UFPA/Castanhal