Home » Sem categoria » IMV realiza Cerimônia do Jaleco para as turmas de 2021 e 2022

IMV realiza Cerimônia do Jaleco para as turmas de 2021 e 2022

“No corpo o jaleco, no coração a missão”. Embalados no espírito dessa frase, os calouros do curso de graduação em Medicina Veterinária participaram, nessa quinta-feira, 12 de maio, da já tradicional “Cerimônia do Jaleco”.

O evento, realizado no Auditório Central do IFPA, Campus Castanhal, e organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Veterinária – CAMEV, teve como principal objetivo proporcionar, aos calouros, experiência simbólica a fim de marcar o início de sua caminhada no ensino de graduação, com ética, responsabilidade e em benefício do bem-estar animal e da saúde única. Além disso, a emocionante cerimônia pretendeu oferecer aos novos discentes uma sensação de acolhimento e boa convivência junto aos demais membros da comunidade acadêmica do Instituto de Medicina Veterinária.

Na cerimônia deste ano, participaram, em conjunto, as turmas de 2021 e 2022, uma vez que o evento não pôde ser realizado ano passado, em função da pandemia do novo coronavírus e das medidas de bandeiramento epidemiológico vigentes na UFPA. Compuseram a mesa o atual Diretor-Geral do IMV, Prof. Leônidas Olegário de Carvalho, a recém-eleita Direção-Geral e Adjunta do Instituto, na pessoa dos Profs. Pedro Paulo Maia Teixeira e Sheyla Farhayldes Souza Domingues, respectivamente, a Diretora da Faculdade de Medicina Veterinária, Profa. Talita Bandeira Roos, e o Disc. Wellington Almeida Carmo, representante do CAMEV.

Além das falas oficiais, foram realizadas a Aula Magna, ministrada pelo Prof. Leônidas Olegário, com o tema “Áreas de atuação e a legislação médico-veterinária”, e uma breve palestra alusiva ao jaleco, ministrada pela Profa. Carla Cristina Guimarães de Moraes, Coordenadora do Laboratório de Zoonoses e Saúde Pública.

Ao final, os calouros, juntos de seus familiares, realizaram o ato de “vestir os jalecos”, o que representa, simbolicamente, sentir na pele a importância e a beleza de ser, no futuro, um(a) profissional da medicina veterinária.

Texto e foto: Anselmo Gomes – IMV