Home » Sem categoria » Livro que homenageia pesquisadora de Portugal será lançado este mês e conta com capítulos escritos por docentes da Faculdade de Letras

Livro que homenageia pesquisadora de Portugal será lançado este mês e conta com capítulos escritos por docentes da Faculdade de Letras

No próximo dia 09 de junho, às 12h no horário de Brasília (16h no fuso horário de Lisboa), ocorrerá o lançamento online do livro intitulado “Percursos DE Educação Linguística: uma homenagem a Maria Helena Ançã”, que – como o título sugere – é uma homenagem à Dra. Maria Helena Ançã, professora aposentada da Universidade de Aveiro (UA), em Portugal e que tem ampla produção na área da Didática do Português. A obra é fruto dos estudos de Pós-Doutorado da Profa. Maria do Socorro Pessoa (UNIR), que atualmente pesquisa sobre o Ensino do Português como Língua Não Materna.

O livro possui dois capítulos que foram produzidos por docentes da Faculdade de Letras da UFPA Castanhal. O capítulo intitulado “A comunidade japonesa e sua trajetória na construção da diversidade linguística e cultura do Pará” foi escrito pela Profa. MsC. Inéia Damasceno Abreu, que também é orientanda da homenageada e o outro, chamado “Aprender brincando: o ensino da acentuação por meio de Jogos Didáticos”, foi produzido pela profa. Dra. Zilda Laura Paiva.

A professora Inéia Abreu fala sobre a importância das pesquisas e estudos em Diversidade Linguística. “Embora toda essa diversidade seja visível, o reconhecimento da importância dessas línguas e culturas para a construção da nossa identidade linguístico-cultural ainda está em processo de amadurecimento. Por isso a importância de pesquisas e estudos a respeito dessa diversidade no Brasil. Pesquisas nessa linha contribuem não só para o (re)conhecimento da importância da Língua Portuguesa, mas também para o combate ao preconceito linguístico e para a valorização e difusão do idioma, seja como língua materna ou como língua não-materna,” conclui.

Para participar do lançamento online da obra, clique aqui.

Serviço:
Lançamento do livro “Percursos DE Educação Linguística: uma homenagem a Maria Helena Ançã”
Data: 09/06/2022
Horário: 20h (Horário de Brasília) / 16h (Horário de Lisboa)
Link do evento: clique aqui.

Texto e arte: Luís Otávio da Silva – Ascom UFPA/Castanhal