Home » Sem categoria » Livro sobre Modelagem Matemática organizado por professora da Faculdade de Matemática da UFPA/Castanhal será lançado no dia 09

O Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM), vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI, realizará, no dia 09 de junho, às 19h, presencialmente e com transmissão ao vivo pelo Youtube, o lançamento do livro intitulado Modelagem Matemática: Re/Construção de Perspectivas.

A publicação é fruto de pesquisas e atividades desenvolvidas pelos membros do Grupo, com a contribuição de professores do ensino superior, professores da rede básica de ensino, estudantes de graduação e de pós-graduação.

A obra foi organizada pelas professoras Roberta Modesto Braga (UFPA- Campus- Castanhal e líder do GEMM), Elizabeth Gomes Souza (Vice-líder- UFPA- Campus Belém) e pelo docente Adilson Oliveira do Espírito Santo (Professor Aposentado e fundador do GEMM).

Objetivo – A intenção dessa produção coletiva é oferecer, aos docentes e discentes que ensinam e estudam Matemática, propostas efetivas de atividades de Modelagem Matemática que podem ser desenvolvidas em salas de aula, tendo em vista que a Modelagem Matemática na Educação Matemática pode ser entendida como um campo de pesquisa e como metodologia de ensino que aborda temas do dia a dia dos estudantes para a compreensão da Matemática e de suas relações com a sociedade.

Sobre o GEMM –

Iniciando seus trabalhos em 2004 e comemorando, em 2022, seus 18 anos, o Grupo de Estudos em Modelagem Matemática foi criado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGCEM-IEMCI), pela coordenação do Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo e pela participação de discentes do referido Programa. No decorrer do tempo, houve inserção de novos integrantes ao grupo, passando a integrá-lo, além de estudantes de pós-graduação, professores da rede básica, docentes de diversos campi da UFPA e de outras instituições de ensino superior (UEPA, UFOPA, UFMA, UNIFAP), configurando-se como um Grupo de Pesquisa Interinstitucional.

Serviço:

Lançamento do Livro “Modelagem Matemática: Re/ Construção de Perspectivas”

Local: Instituto de Educação Matemática e Científica-  IEMCI-UFPA.

Data: 09.06.2022

Link para transmissão ao vivo no YouTube: clique aqui.

Texto e Arte: Divulgação GEMM