Home » Sem categoria » IX Simpósio Artístico-Literário e VII Colóquio de Linguística de Castanhal vão abordar temas ligados à educação no contexto pós-pandemia

Após uma pausa de dois anos, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Faculdade de Letras da UFPA Castanhal realizará, na modalidade presencial, o IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) e o VII Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC). A programação acontecerá entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro.

Neste ano, será abordada a temática “Desafios e Estratégias da Pesquisa e da Atuação Docente no Contexto Pós-Pandemia”. A professora Márcia Ohuschi, coordenadora do SALIC e COLIC, destaca a importância do assunto.

“Dentre outros aspectos, o tema escolhido ajudará a refletir sobre as problemáticas ocasionadas no convívio educacional, em seus diferentes níveis e esferas, a evidenciar, por exemplo, as defasagens oriundas do período em que os alunos não tiveram aulas presenciais”.

O SALIC, criado em 2012 e o COLIC, que teve sua primeira edição em 2014, são eventos que buscam fortalecer a pesquisa, o ensino e a extensão, aproximando a graduação e a pós-graduação no curso de Letras, com o intuito de contribuir para a ciência e a educação na Região Amazônica.

A professora Iris Barbosa, vice-coordenadora dos eventos, explica que, nesta edição de 2022, o evento muda seu status para um evento nacional.

“O caráter nacional do evento se dá em razão de alguns fatores: a) a comissão organizadora é composta, também, por representantes de outras instituições nacionais de qualidade; b) o comitê científico é composto por pesquisadores de reconhecida qualidade em âmbito nacional, provenientes de diferentes IES de diferentes estados do país; c) a maioria dos palestrantes convidados é proveniente de instituições nacionais, de diferentes estados do país, de qualidade reconhecida, e/ou com produção científica ou atuação acadêmica reconhecida em nível nacional, conforme programação; d) a chamada para trabalhos será de ampla circulação nacional”, elenca a docente.

Inscrições – As inscrições serão abertas em breve, tanto para quem deseja participar apenas como ouvinte quanto para aqueles que pretendem submeter propostas de trabalhos nas modalidades: comunicação oral em simpósios temáticos e atemáticos e relatos de experiência. Poderão se inscrever professores-pesquisadores, professores da Educação Básica e Superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores e técnicos educacionais, profissionais de atividades afins.

Para mais informações, acesse o site oficial do SALIC e COLIC.

Acesse, também, as redes sociais oficiais: Facebook e Instagram.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal