Home » Sem categoria » Coordenação Geral da UFPA/Castanhal emite nota sobre suspensão no pagamento de bolsas de pós-graduandos pela CAPES e pelo MEC

O Campus Universitário de Castanhal da UFPA manifesta seu total repúdio ao corte de recursos realizado pelo Governo Federal no mês de dezembro de 2022. Tal medida, prejudica os cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e as quatro Residências Multiprofissionais (no Hospital Veterinário) ofertados pelo Campus Castanhal da UFPA e pelo Instituto de Medicina Veterinária, vinculado ao Campus, inviabilizando o pagamento de bolsas da CAPES e residências médicas. É inadmissível pensar o avanço científico dissociado de fomento, por isso, consideramos a postura desrespeitosa/irresponsável, reflexo dos tempos em que vivemos, de desvalorização da educação e da ciência.

Nesse sentido, conclamamos a sociedade por sensibilização e manifesto de repúdio à desvalorização da educação e da ciência, e aos cortes orçamentários realizados, recentemente e em outros momentos, que incidem diretamente nas condições sociais dos pós-graduandos que, na maioria das vezes, dependem exclusivamente das bolsas. Digamos sim à ciência e às universidades públicas, que sustentam a produção do conhecimento científico no Brasil e digamos não a toda forma de opressão produzida por ações irresponsáveis e intencionais contra as instituições públicas federais.

Castanhal, 09 de dezembro de 2022

Coordenação Geral da UFPA/Castanhal