Home » PPGEAA » Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia divulga edital de seleção para mestrado (turma 2023)

Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia divulga edital de seleção para mestrado (turma 2023)

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), vinculado ao Campus da UFPA/Castanhal, divulga o edital de seleção para a turma de mestrado 2023. Os candidatos interessados devem se inscrever por meio do SIGAA (opção Processo Seletivo Mestrado PPGEAA  – 2023), no período de 26/12/2022 a 24/01/2023.

Taxa – Como taxa de inscrição para o seleção de mestrado será cobrado o valor de R$ 100,00. O boleto deve ser impresso no site da Fadesp, apenas no período de 26/12/2022 a 23/01/2023. Para gerar o boleto o candidato deve aguardar 24h após o cadastro.

Isenção – Para solicitar isenção da inscrição, o candidato deverá enviar requerimento para o e-mail ppgeaa.selecao2021@gmail.com, no período de a 26/12/2022 a 05/01/2023.

Vagas – Para esta seleção serão ofertadas 20 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa, sendo 08 (oito) vagas para a linha de pesquisa Etno-Sociobiodiversidade e Sustentabilidade Ambiental e 12 (doze) para a linha Etno-Saberes e Tecnologias Sociais. Em atendimento aos preceitos inclusivos da UFPA, serão destinadas 01 (uma) vaga em cada linha de pesquisa para indígenas e quilombolas, conforme descrito no edital de seleção. Também há 01 (uma) vaga referente ao Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT) na linha de pesquisa Etno-Saberes e Tecnologias Sociais.

Público-alvo – O Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia é voltado a todos os portadores de diploma de nível superior (reconhecido pelo MEC), independente da área de formação. No caso de cursos de graduação realizados fora do país, o diploma deverá estar reconhecido por instituição governamental no país de realização do curso, bem como ter validade no território nacional brasileiro.

Etapas – A seleção de Mestrado para a turma 2023 do PPGEAA será realizada em 3 etapas: avaliação de Projeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória), defesa do Projeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória).

ESTUDOS ANTRÓPICOS NA AMAZÔNIA – Os estudos antrópicos têm por objetivo investigar e estudar realidades e modelos culturais e científicos em contato, propondo projetos e/ou ações relativos à compreensão da antropização em seus desdobramentos na sociobiodiversidade e na interação de saberes. Cada vez crescente, enquanto resposta mais adequada aos problemas complexos da humanidade, o caráter de diálogo de saberes, sejam acadêmicos e/ou não-acadêmicos, é a base interdisciplinar do PPGEAA, sendo também sua área de avaliação na CAPES.

Para mais informações sobre a seleção de mestrado 2023 do PPGEAA, clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal