Home » Sem categoria » Campus da UFPA/Castanhal recebe VI Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas

O Campus da UFPA em Castanhal vai receber, no dia 26 de abril, o VI Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo, Indígenas e Quilombolas. O evento ocorrerá das 08h30 às 12h30, no Ginásio de Esportes e será realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC e pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA e a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária do Ministério Público Estadual.

Público-alvo – O Seminário pretende reunir gestores de secretarias municipais e estadual de educação, integrantes de conselhos municipais e estadual de educação, promotores e defensores públicos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, de movimentos sociais e sindicais, professores e estudantes das universidades e redes de ensino para fortalecer o movimento de combate ao fechamento das escolas nos territórios do campo, quilombolas e indígenas no Estado do Pará.

Números – No Brasil, 151.785 escolas foram extintas entre 2000 e 2021. 5.553 escolas só no ano de 2021 e 104.385 foram fechadas nos territórios rurais. No Estado do Pará: 8.268 escolas foram extintas entre 2000 e 2021. 86 escolas só no ano de 2021 e 6.809 foram fechadas nos territórios rurais.

Tal realidade se agravou muito mais com a Pandemia do Covid-19, e o Fórum Paraense com os Fóruns Regionais e Municipais de Educação do Campo têm, recorrentemente, chamado a atenção para a situação de precarização das escolas nos territórios do campo, indígenas e quilombolas, o que constitui um condicionante para a realização das atividades escolares.

O Fórum Paraense de Educação do Campo tem denunciado todas as situações que violam os direitos dos povos do campo, indígenas, quilombolas e extrativistas e conclamado a sociedade paraense a se mobilizar contra o fechamento e a precarização das escolas nos territórios desses povos. Para isso, conta com o apoio da Frente em Defesa da Educação Pública da Assembleia Legislativa do Estado, da Comissão de Educação da Ordem dos Advogados do Brasil – Sessão Pará, do Ministério Público do Estado e Federal e da Defensoria Pública do Estado.

Leia a carta redigida pelos organizadores do VI Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo, Indígenas e Quilombolas (clique aqui).

Inscrições – Os interessados em participar do evento podem realizar inscrição aqui.

Texto: Ascom UFPA/Castanhal, com informações do Fórum Paraense de Educação do Campo
Arte: Ana Lima – Ascom UFPA/Castanhal