Home » Sem categoria » Evento na UFPA Castanhal reuniu desenvolvedores de softwares no último sábado

Evento na UFPA Castanhal reuniu desenvolvedores de softwares no último sábado

Na manhã do último sábado (01/04), no Auditório do GETI da UFPA/Campus Castanhal, ocorreu o 9º Meetup, realizado pela comunidade de desenvolvedores de software Devs Norte. O evento foi apoiado pela Faculdade de Computação do Campus, por meio da professora Yomara Pires, que atraiu 123 participantes dos 133 inscritos.

O encontro, que contou com três palestras, teve como objetivo compartilhar experiências e conhecimentos em temas relevantes para o setor de desenvolvimento de software.

Na primeira palestra, intitulada “Carreira Dev – Os principais desafios enfrentados por quem quer entrar na área de desenvolvimento de software”, a pós-graduada em Engenharia de Software e engenheira de Front-End na empresa estadunidense FanHero, Bianca Silva, pontuou os principais desafios de quem está ingressando no mercado de desenvolvimento de software. Além disso, ela ressaltou a importância de focar nas disciplinas que fornecem as bases para escrever bons códigos-fonte, como as disciplinas de Algoritmos e Estrutura de Dados.

O segundo tema, “Habilidades ágeis para Desenvolvedores”, foi abordado pelo tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Desenvolvedor Sênior na empresa Aurum, Marcos Sarges. Ele discorreu sobre a importância de estudar e aplicar as metodologias ágeis, as quais são imprescindíveis nas empresas, em especial naquelas que lidam com programação. Para concluir sua fala, chamou a atenção para a necessidade de sempre se adaptar e estudar, pois o ramo de tecnologia apresenta novidades constantes. Também destacou que é indispensável realizar escolhas que sejam boas, de fato, para a vida, como evitar trabalhar incansavelmente de domingo a domingo.

Na última palestra, o tecnólogo em Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação e desenvolvedor web na empresa Montreal, Iury Rodrigues, explorou a temática “Impactos da crescente adoção de frameworks no desenvolvimento de software e no mercado de trabalho”. O palestrante abordou o uso crescente de frameworks (ferramenta que torna mais eficiente a programação) e finalizou pontuando as vantagens – como mais agilidade no desenvolvimento e a crescente demanda por essas tecnologias no mercado de trabalho – e  as desvantagens – como as limitações do framework e o tempo necessário para se finalizar com um nova tecnologia.

Os interessados na área de desenvolvimento de softwares podem seguir o perfil @devsnorte, no Instagram, para informações sobre mais eventos.

Texto: Rômulo Moitinho – Ascom UFPA/Castanhal.
Fotos: Jean Marlison – Castanhal News UPFA/Castanhal.