Home » Sem categoria » Curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UFPA Castanhal alcança conceito 4,34 em avaliação do Mec

Entre os dias 3 e 5 de maio, o curso de Licenciatura em Letras Espanhol, da Faculdade de Letras da UFPA Castanhal, passou por uma avaliação do Ministério da Educação (MEC). O objetivo foi a renovação do reconhecimento do curso, a partir da obtenção de uma nota que poderia variar entre 0 a 5.

Histórico – Criado em 2009, o curso já formou 10 turmas de licenciados em Língua e Literaturas Hispanófonas. Além disso, a infraestrutura ofertada aos graduandos conta com um laboratório de idiomas equipado com tecnologia de ponta. O Projeto Pedagógico do Curso foi totalmente atualizado neste ano, a partir do papel atuante do Núcleo Docente Estruturante (NDC).

Corpo docente – A equipe de docentes do curso de Licenciatura em Espanhol da UFPA Castanhal é formada por professores 100% doutores e com Dedicação Exclusiva. Integram esse quadro, as professoras Camila Bastos, Iris de Fátima Barbosa, Gracinéia Araújo e os professores Ivan Pereira, Janderson Martins e George Pellegrini, que é o atual coordenador do curso.

Desde 2005, com a promulgação da Lei nº 11.161, durante o governo do presidente Lula, o ensino da língua espanhola se tornou obrigatório nas escolas brasileiras a partir do quinto ano do ensino fundamental. Essa medida buscava ampliar as oportunidades de aprendizagem de idiomas desde a educação básica, ao lado do ensino da língua portuguesa e de uma língua estrangeira moderna.

Com a mudança no governo, essa lei foi revogada, obrigando alguns estados a promulgarem emendas constitucionais (PECs) para garantir o ensino do idioma em nível estadual. O Pará, por exemplo, aprovou a Emenda Constitucional número 83, em 30 de novembro de 2021, como uma vitória da Associação dos Professores e Alunos de Espanhol (APAPLE).

Avaliação – Periodicamente, o MEC realiza avaliações para medir a qualidade dos cursos de licenciatura, bacharelado, pós-graduação, entre outros. O curso de Letras Espanhol da UFPA Castanhal obteve o conceito final 4,34 na avaliação recente, que considerou três dimensões: Organização Didático-pedagógica (4,56), Corpo Docente e Tutorial (4,44) e Infraestrutura (4,0).

O coordenador do curso, professor George Pellegrini, falou sobre as pontuações dadas pelo Mec.

“A dimensão Infraestrutura foi a única a receber notas abaixo de 4, sendo que alguns quesitos obtiveram pontuação 3,0. Porém, em muitos outros aspectos, o curso obteve nota máxima, como políticas institucionais, estrutura curricular, metodologia, estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso, apoio ao discente, gestão do curso, tecnologias da informação e comunicação, entre outros”, destacou o docente, que também apontou os caminhos futuros.

“Essa pontuação evidencia que estamos no caminho certo, mas é necessário melhorar principalmente a infraestrutura, para que os cursos do Campus de Castanhal possam aspirar à nota máxima”, concluiu.

Arte: Ana Lima – Ascom UFPA/Castanha