Home » Sem categoria » Alunos do Ensino Médio visitam a UFPA Castanhal

Alunos do Ensino Médio visitam a UFPA Castanhal

Nos dias 3 e 4 de maio, alunos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Irmã Albertina Leitão, localizada no município de Santa Izabel, tiveram a oportunidade de visitar o Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA). Já no dia 6 de maio, foi a vez dos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio João XXIII, de Castanhal, realizarem a visita ao Campus.

A visita dos alunos da Eetepa foi direcionada pela Faculdade de Computação. O destaque ficou para as alunas Beatriz Abreu, do curso de Engenharia da Computação, que relatou sua vivência na graduação; Maria Lorrana Rocha, de Sistemas de Informação, atual bolsista do cursinho Pré-Enem LOGOS, que esclareceu como funciona o projeto e a discente de Engenharia da Computação, Maria da Penha Azevedo, bolsista do Projeto Inclusão Digital nos Quilombos, que compartilhou sua experiência na bolsa.

Já as atividades com os estudantes do Colégio João XXIII foram organizadas pela Assessoria Técnica e Pedagógica da Coordenadoria Acadêmica. Os jovens assistiram a uma apresentação e conversaram com a Técnica em Assuntos Educacionais, Patrícia Kimura, que trouxe informações sobre os cursos ofertados pela UFPA; a forma de ingresso; as políticas de acesso e permanência; as modalidades de cotas; o processo de inscrição e habilitação, dentre outras.

Nas duas programações, os alunos conheceram alguns espaços da instituição, como biblioteca, complexo esportivo e laboratórios e tiveram a oportunidade de conversar com professores e graduandos, que falaram sobre suas áreas de atuação e estudo.

Visitas ao Campus constituem uma das ações de interlocução ativa entre as escolas de educação básica e a Universidade, cuja principal finalidade é incentivar o interesse dos jovens em darem prosseguimento aos seus estudos, por meio do acesso ao ensino superior. Além disso, o diálogo e a troca de vivências entre os alunos e a comunidade da UFPA proporcionaram uma visão mais ampla sobre a vida universitária, o que contribui com as escolhas futuras desses estudantes.

Texto: Ascom, Coordenadoria  Acadêmica e Castanhal News
Arte: Rômulo Moitinho – Ascom UFPA Castanhal