Home » Sem categoria » Universidade e sociedade dialogam sobre governança e desenvolvimento mesorregional

A Universidade Federal do Pará vai realizar o IX Colóquio Mesorregional de Governança e o III Colóquio Mesorregional de Governança da região Metropolitana de Belém, a ocorrer de 22 a 24 de maio de 2023, no Auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA em Belém. O evento é aberto ao público e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre a UFPA e as organizações estatais/governamentais, da sociedade civil e do setor empresarial no eixo da governança, desenvolvimento, território, cultura e das políticas públicas na Região Metropolitana de Belém.

Além disso, a iniciativa visa articular diferentes estratégias e soluções a partir de conhecimentos produzidos pela Universidade, e, assim, subsidiar os gestores públicos e os atores sociais a enfrentarem os problemas e firmarem compromissos mútuos para o desenvolvimento da mesorregião. Os colóquios serão promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA), por meio da Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais (DRIS). Os eventos também contam com a participação dos campi de Ananindeua e Castanhal, do Instituto de Medicina Veterinária (IMV) e do Fórum de Dirigentes de Unidades Acadêmicas do Campus de Belém.

Esta é uma ação da UFPA/Proex desde 2017. Em razão da pandemia da covid-19 não a realizamos em 2020-2021. Os colóquios de governança e desenvolvimento são uma oportunidade de diálogo, ímpar, entre os diversos atores presentes nas mesorregiões do Estado do Pará, compreendendo suas particularidades e carências sociais e políticas, onde a UFPA ouve as comunidades para determinar suas políticas de extensão. Portanto, a UFPA se mobiliza a partir da sociedade. Estamos invertendo a lógica de fazer extensão no Brasil a partir da Amazônia”, aponta o diretor de relações interinstitucionais, professor Durbens Nascimento.

Programação – A programação contará com mesa de abertura, no dia 22 de maio, a partir das 9h, formada por dirigentes institucionais, como o reitor Emmanuel Tourinho, bem como demais representantes das comunidades docente e discente, e das prefeituras de Belém, Castanhal e Ananindeua. Esta será seguida do painel com o tema “Gestão democrática compartilhada frente aos eventos extremos na Região Metropolitana de Belém, Pará”, com mediação do pró-reitor de extensão Nelson Souza Júnior.

Temas como “Política e Educação Ambiental na Região Metropolitana de Belém, Pará” e “Tecnologias para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Belém, Pará” serão discutidos nos demais dias de programação. Para conferir os detalhes, clique aqui.

O Colóquio visa o estreitamento das relações sociais, as mais diversas possíveis, entre a Universidade, por meio mais direto dos seus campi Belém, Castanhal e Ananindeua, com os seus mais importantes atores sociais que constituem a chamada Região Metropolitana de Belém, atores governamentais, movimentos, organizações sociais e assim por diante. Serão dois dias em que teremos a oportunidade de aprofundar e avançar no que diz respeito à detecção, à compreensão e à projeção de formas contemporâneas no enfretamento conjunto das principais questões que atravessam essa parte do Estado. Será, portanto, um evento que se propõe a gerar propostas que sirvam como solo e subsídio para as políticas públicas e formas outras de atuação nessa mesorregião”, espera o pró-reitor de extensão da UFPA, Nelson Souza Júnior.

Para inscrições e mais informações, clique aqui.

Serviço:
Período: 22 a 24 de maio de 2023