Home » Sem categoria » Livro infantil com foco na educação para as relações étnico-raciais será lançado dia 24 de agosto

“Uma obra que apresenta uma mistura de experiências sensoriais: ouvir a história, explorar as ilustrações e dobrar o papel junto com a personagem principal”. Assim é definido o livro infantil “A menina, a folha de papel e uma aventura no mar” por sua autora, a professora Débora Alfaia da Cunha, da Faculdade de Pedagogia da UFPA Castanhal.

A pesquisadora fará o lançamento da obra no dia 24 de agosto, no Auditório do GETI (UFPA Castanhal), às 10h, numa programação que incluirá, além da venda de exemplares por 25 reais, sessão de autógrafos, contação da história acompanhada de dobradura de papel e uma oficina de confecção de brinquedos de papel.

O trabalho, publicado pela editora Appris, selo Artêrinha, conta com ilustrações dos artistas visuais José Santana e Suzana Alfaia e é indicado para crianças na faixa etária de 5 a 12 anos, mas também pode ser lido por qualquer pessoa que goste de histórias de aventura e de fazer dobraduras. Para o lançamento, a escritora convida crianças, professores, escritores, pais, mães, cuidadores e alunos de graduação que tenham interesse em literatura infantil e em vivências lúdicas.

Sinopse – Paola, uma menina muito criativa, foi desafiada por sua mãe a brincar com uma folha de papel. A menina dobrou a folha, brincou e acabou embarcando em uma grande aventura no mar da imaginação, misturando suas ancestralidades afro-brasileira e indígena. Viu a canoa da bisavó, o trabalho de seu bisavô e toda sua relação com o rio mar amazônico. Foi uma aventura para dentro de sua própria história e cultura.

A autora fala sobre a mensagem que deseja transmitir aos leitores. “Em um mundo onde as crianças ganham brinquedos prontos e se comunicam com inteligências artificiais, o livro apresenta uma experiência ancestral de construir seu próprio brinquedo e imaginar sua própria aventura. O livro mescla diversas experiências e sentidos: ouvir, ver e fazer; sentir, fazer e entender”, destaca a professora Débora Alfaia, que deixa seu convite para todos os interessados no lançamento da publicação.

“Vamos acompanhar essa viagem? Aceite o desafio de também dobrar o papel com Paola, rindo e se divertindo junto. Depois, busque também suas próprias histórias familiares e as dobraduras que seus pais e educadores conhecem. Torne-se o capitão do seu barco, construa seus brinquedos e navegue no mar da imaginação. Divirta-se.”, finaliza a professora Débora Alfaia.

Dados da autora e ilustradores
Débora Alfaia da Cunha é paraense e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui diversas produções sobre educação para relações étnico-raciais, com foco na valorização da negritude e da cultura lúdica. A história que deu origem a este livro foi gestada e nasceu nas oficinas para formação de professores da educação infantil e anos iniciais. Contando e recontando, a história chegou na versão atual e assumiu a pequena Paola como protagonista.

Ilustrador
José Santana Pinto de Carvalho Junior (Santo) é artista visual, atualmente trabalha com ilustração e grafitti. Vem da periferia de Belém (PA), bairro da Terra Firme. Suas artes tem a poética voltada para o cotidiano e o lúdico.

Ilustradora
Suzana Alfaia da Cunha é paraense. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência nas áreas de ilustração, desenho digital e cenografia.

Serviço:
Lançamento do livro infantil “A menina, a folha de papel e uma aventura no mar”
Autora: Professora Débora Alfaia da Cunha, da Faculdade de Pedagogia
Local: Auditório do GETI – UFPA/Castanhal