Home » Sem categoria » Interação entre autora e público foi o ponto alto do lançamento do livro “A menina, a folha de papel e uma aventura no mar”

Interação entre autora e público foi o ponto alto do lançamento do livro “A menina, a folha de papel e uma aventura no mar”

Na manhã desta quinta, 24, o Auditório do GETI recebeu o lançamento do mais novo livro da professora Débora Alfaia da Cunha, da Faculdade de Pedagogia da UFPA Castanhal. 

Na ocasião, houve oficina de dobradura de papel, onde os participantes puderam confeccionar brinquedos. 

O momento mais aguardado da programação aconteceu quando a autora iniciou a contação da história do livro “A menina, a folha de papel e uma aventura no mar”. Os participantes receberam folhas de papel e, enquanto narravam os fatos vividos pela protagonista da obra, a professora Débora Alfaia orientava a plateia sobre como dobrar o papel e experimentar as aventuras da personagem Paola. 

O público pôde construir pipas, chapéus, barcos e outros objetos, tudo com a folha de papel, que, ao ser dobrada várias vezes, ia se reinventando nas mãos de cada um.

O trabalho foi publicado pela editora Appris, selo Artêrinha, e conta com ilustrações dos artistas visuais José Santana e Suzana Alfaia. 

O livro é indicado para crianças na faixa etária de 5 a 12 anos, mas também pode ser lido por qualquer pessoa que goste de histórias de aventura e de fazer dobraduras. Pofessores, escritores, pais, mães, cuidadores e alunos de graduação,  que tenham interesse em literatura infantil e em vivências lúdicas, também podem utilizar a produção como ferramenta de ensino.

Sinopse – Paola, uma menina muito criativa, foi desafiada por sua mãe a brincar com uma folha de papel. A menina dobrou a folha, brincou e acabou embarcando em uma grande aventura no mar da imaginação, misturando suas ancestralidades afro-brasileira e indígena. Viu a canoa da bisavó, o trabalho de seu bisavô e toda sua relação com o rio mar amazônico. Foi uma aventura para dentro de sua própria história e cultura.

A autora falou sobre a mensagem que deseja transmitir aos leitores. “Em um mundo onde as crianças ganham brinquedos prontos e se comunicam com inteligências artificiais, o livro apresenta uma experiência ancestral de construir seu próprio brinquedo e imaginar sua própria aventura. O livro mescla diversas experiências e sentidos: ouvir, ver e fazer; sentir, fazer e entender”, destacou a professora Débora Alfaia.

O livro “A menina, a folha de papel e uma aventura no mar” custa 25 reais e está disponível  nas livrarias digitais e também pode ser adquirido com a autora. Basta entrar em contato pelo e-mail dalfaia@ufpa.br.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA Castanhal